Como ter menos rugas

Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965). Publicado em 12 de fevereiro de 2013

Saiba como ter menos rugas no rosto e ao mesmo tempo poupar na sua carteira livrando-se de um simples mau hábito (fumar).

Rugas na Testa

Com o avançar da idade, uma das marcas mais comuns são as rugas. Nos homens, na sua grande maioria, o seu aparecimento não é motivo de grande preocupação. No entanto, as mulheres já vêm as rugas com outros olhos.

As rugas são sinais de envelhecimento, e como tal, devem ser combatidas para que se mantenha com uma aparência jovem.

Existem alguns cuidados básicos que devem ser seguidos diariamente para combater o envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas.

Cuidados de higiene e hidratação diários são fundamentais para manter a pele saudável. E uma pele saudável será mais firme, elástica, e dessa maneira, menos avessa a formar rugas. Mas estes cuidados não devem estar sós.

Conheça 19 Remédios Caseiros para Eliminar as Rugas Debaixo dos Olhos

O envelhecimento da pele está intimamente ligado aos radicais livres existentes no corpo.

Estes, produzidos pelo organismo, mas também, provenientes da alimentação e de outros factores, são os responsáveis pela degradação das células, provocando o envelhecimento dos órgãos, como por exemplo a pele.

Assim, uma alimentação rica em antioxidantes e a adopção de hábitos saudáveis são essenciais para uma pele mais jovem e com menos rugas.

Um dos factores que aumenta a quantidade de radicais livres no corpo, e que por isso, também afeta a saúde da sua pele, é o hábito de fumar.

Deixar de fumar, além de beneficiar toda a saúde do seu corpo, especialmente os pulmões, é também uma forma de prevenir o aparecimento de rugas.

Uma das consequências do fumo do tabaco é o impedimento das paredes das artérias de produzirem o óxido nítrico de curta duração, responsável pela flexibilidade da pele.

Se deixar de fumar, a produção dessa substância é normalizada, dilatando-se as artérias, e dessa maneira, promovendo a flexibilidade da pele.

Além disso, se deixar este hábito, a quantidade de radicais livres presentes no organismo diminui, tendo por isso uma ação menor.

Como vê, deixar de fumar, além de fazer bem à sua saúde, permite-lhe também ter uma pele e uma aparência mais jovem!

Veja o antes e depois das rugas

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

Última atualização da página em 30/10/19