-->Como Tirar a Chupeta do Bebê - Educar Saúde

Como Tirar a Chupeta do Bebê

Publicado em 29/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A chupeta é um dos instrumentos que muitos pais consideram essenciais nos primeiros meses da vida de um bebê, ajudando-o a acalmar-se e a ficar mais tranquilo.

Contudo, ao fim de algum tempo, a chupeta deixa de ser benéfica, para tornar-se prejudicial, nomeadamente no desenvolvimento dos dentes, maxilares e a própria fala do bebê.

Torna-se por isso muito importante os pais saberem como tirar a chupeta do bebê quando chegar a altura certa para o fazer.

O processo de tirar a chupeta do bebê deve ocorrer preferencialmente quando este atinge o primeiro ano de idade, e no máximo, o mais tarde, até aos 3 anos.

Geralmente tirar a chupeta a um bebê não é um processo fácil, já que muitas crianças se acostumam a ela em qualquer situação.

Por esse motivo, é importante conseguir tirar a chupeta sem que tal seja um processo demasiado violento para a criança. De seguida pode conhecer várias estratégias que pode usar para tirar a chupeta do bebê.

– começar por usar a chupeta apenas durante o sono, retirando-a logo que ele adormece;

– explicar calmamente à criança que ela já não necessita da chupeta, estimulando-a a ser ela a deitá-la fora;

–  pedir ao bebê que dê a sua chupeta a alguém, como um irmão mais novo, um familiar, uma personagem conhecida, etc.;

– sempre que o bebê ficar muito tempo sem usar a chupeta, elogiá-la bastante por esse facto;

– sempre que sair de casa, explicar ao bebê que a chupeta tem de ficar;

– dizer ao bebê que as crianças mais velhas já não usam chupeta;

– sempre que ele pedir a sua chupeta, ofereça algum brinquedo ou distraia-o com qualquer outra coisa;

– Para as crianças que já entendam melhor o que os adultos dizem, pode levá-lo ao dentista, onde ele explicará, de uma forma simples e que ele perceba, que a chupeta vai deixá-lo com os dentinhos tortos.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook