Como Tirar as Olheiras Escuras – Tipos, Prevenção e Tratamentos

Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Fique a saber Como Tirar as Olheiras Escuras – Quais os Tipos, Prevenção e tratamentos que resultam.

Óleo de coco para olheiras

Originadas a partir da concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sobre a pálpebra inferior, as olheiras representam um problema que poderá imenso contribuir para prejudicar a imagem visual de qualquer pessoa, dando-lhe um ar, não só mais casado, como também envelhecido e pouco saudável.

Ainda que frequentemente associadas à idade, ou até à falta de uma boa noite de sono, as olheiras são, na verdade, potenciadas por um número de factores muito mais vasto, que poderá influenciar o desenvolvimento de diversos tipos de olheiras.

Causas das olheiras

Entre as causas mais comuns para a formação de olheiras, encontram-se o avanço etário, o tabaco, as bebidas alcoólicas, a má alimentação, a falta de descanso e até, em alguns casos, o período menstrual.

Ainda que existam diversos tipos de tratamentos para a eliminação e prevenção de olheiras, é importante saber identificar correctamente a natureza das mesmas, de modo a determinar com exactidão quais os factores responsáveis pelo seu desenvolvimento, e a partir daí traçar uma estratégia de tratamento e prevenção que impeça o agravamento destas marcas extremamente inestéticas.

Tipos de olheiras mais comuns:

Olheiras constitucionais: Este problema é hereditário e extremamente comum em determinadas etnias, como é o caso da árabe e da Indiana, o que as torna mais difíceis de ser combatidas.

Olheiras melânicas: Caracterizam-se pela acumulação excessiva de melanina, pigmento que fornece a cor à pele. Este tipo de olheiras pode, também, ser genético.

Olheiras sanguíneas: De tonalidade mais arroxeada, estas olheiras são potenciadas pela hemoglobina, um importante pigmento sanguíneo.

Olheiras vasculares: Estas olheiras apresentam uma tonalidade azulada, e são, geralmente, causadas pela retenção anormal de líquidos. Muitas vezes, estas olheiras são potenciadas pelo stress e cansado, podendo comprometer activamente a circulação sanguínea da região.

Prevenção

Para diminuir as probabilidades de desenvolvimento de olheiras, é altamente recomendável que durma entre 7 a 8 horas diariamente. Uma boa noite de repouso é essencial à prevenção de problemas deste tipo.

A utilização de um creme hidratante também é importante para a prevenção de olheiras. O indicado é que o mesmo seja aplicado antes de dormir, pois assim os seus resultados serão muito mais satisfatórios.

Uma alimentação equilibrada e uma boa rotina de exercício físico também deverão ser levados muito a sério. Da mesma forma, deverá sempre evitar o consumo de álcool e tabaco, na medida em que são dois dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de olheiras.

Caso as olheiras já se tenham desenvolvido e pretenda ver-se livre delas, poderá seguir as seguintes dicas:

– Beba chá de camomila com frequência.

– Aplique rodelas de pepino em torno dos olhos.

– Massaje regularmente a região abaixo dos olhos.

– Aplique água de rosas sobre as manchas.

– Aplique fatias geladas de batatas por baixo dos olhos.

– Pisque os olhos com frequência, de modo a estimular a circulação.

– Mantenha a sua pele muito bem hidratada.

– Utilize sempre um bom filtro solar.

– Faça sessões de carboxiterapia.

Continuação » 22 Remédios Caseiros incríveis para Eliminar Olheiras