-->Como Tirar uma Tatuagem - Educar Saúde

Como Tirar uma Tatuagem

Publicado em 30/09/2014. Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Fazer uma tatuagem é uma decisão que geralmente é para a vida. A tatuagem é uma técnica de desenho permanente na pele, e como tal, implica escolher algo com que se sinta bem durante muitos anos.

No entanto, é natural que por vezes ocorram situações que o levem a querer tirar uma tatuagem da sua pele. O terminar de uma relação, uma tatuagem mal feita, ou até mesmo um desenho escolhido numa noite mais bebida, são alguma das razões mais comuns para querer tirar uma tatuagem.

Se até há alguns anos não existia nenhum método realmente eficaz, que retirasse a tatuagem sem colocar em causa a integridade e o aspeto da pele onde ela se encontrava, há hoje em dia métodos bastante seguros e fiáveis. Confira de seguida qual o tratamento mais adequado e eficaz para tirar uma tatuagem.

Tratamento laser para tirar uma tatuagem

Se está arrependido da tatuagem que fez, então a primeira coisa que deve fazer é consultar um profissional de cirurgia estética. Este irá analisar o seu caso e irá utilizar um tratamento laser para apagar o desenho da sua pele.

Noutros tempos, a única forma para tirar uma tatuagem era retirando a pele onde estava a tatuagem, colocando depois um enxerto de pele. Além de ser um método agressivo, o aspeto da pele nunca mais ficava o mesmo.

Atualmente, o tratamento laser, além de deixar a pele com uma aparência normal, retira a tatuagem de uma forma simples e não invasiva.

O tratamento a laser mais adequado para tirar uma tatuagem utiliza o laser alexandrite.

Este tipo de laser é especialmente recomendado para tatuagens com cor preta, não coloridas. Para as tatuagens que utilizam várias cores são muitas vezes necessários vários tipos de laser, que consigam apagar os vários tons usados.

Este tratamento, além ser muito eficaz e rápido, implica menos dor que a realização da própria tatuagem. Este tratamento consiste na aplicação do laser na zona tatuada durante algumas sessões, ao longo das quais a tatuagem vai progressivamente desaparecendo, até a pele ficar novamente com um aspeto normal, sem qualquer vestígio da tinta.

Além disso, a pele fica com uma aparência normal, sem qualquer cicatriz ou outra alteração. O tempo de tratamento dependerá do tamanho da tatuagem, mas também, das cores usadas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.