Como Tirar uma Tatuagem

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Fazer uma tatuagem é uma decisão que geralmente é para a vida. A tatuagem é uma técnica de desenho permanente na pele, e como tal, implica escolher algo com que se sinta bem durante muitos anos.

No entanto, é natural que por vezes ocorram situações que o levem a querer tirar uma tatuagem da sua pele. O terminar de uma relação, uma tatuagem mal feita, ou até mesmo um desenho escolhido numa noite mais bebida, são alguma das razões mais comuns para querer tirar uma tatuagem.

Se até há alguns anos não existia nenhum método realmente eficaz, que retirasse a tatuagem sem colocar em causa a integridade e o aspeto da pele onde ela se encontrava, há hoje em dia métodos bastante seguros e fiáveis. Confira de seguida qual o tratamento mais adequado e eficaz para tirar uma tatuagem.

Tratamento laser para tirar uma tatuagem

Se está arrependido da tatuagem que fez, então a primeira coisa que deve fazer é consultar um profissional de cirurgia estética. Este irá analisar o seu caso e irá utilizar um tratamento laser para apagar o desenho da sua pele.

Noutros tempos, a única forma para tirar uma tatuagem era retirando a pele onde estava a tatuagem, colocando depois um enxerto de pele. Além de ser um método agressivo, o aspeto da pele nunca mais ficava o mesmo.

Atualmente, o tratamento laser, além de deixar a pele com uma aparência normal, retira a tatuagem de uma forma simples e não invasiva.

O tratamento a laser mais adequado para tirar uma tatuagem utiliza o laser alexandrite.

Este tipo de laser é especialmente recomendado para tatuagens com cor preta, não coloridas. Para as tatuagens que utilizam várias cores são muitas vezes necessários vários tipos de laser, que consigam apagar os vários tons usados.

Este tratamento, além ser muito eficaz e rápido, implica menos dor que a realização da própria tatuagem. Este tratamento consiste na aplicação do laser na zona tatuada durante algumas sessões, ao longo das quais a tatuagem vai progressivamente desaparecendo, até a pele ficar novamente com um aspeto normal, sem qualquer vestígio da tinta.

Além disso, a pele fica com uma aparência normal, sem qualquer cicatriz ou outra alteração. O tempo de tratamento dependerá do tamanho da tatuagem, mas também, das cores usadas.