-->Como tomar Duche com Segurança

Como tomar Duche

Publicado em 08/03/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

É fácil cair e magoar-se ao tomar duche. Algumas sugestões de segurança:

Coloque barras de apoio nas paredes interiores e exteriores do duche. As barras de apoio são barras de metal que se fixam às paredes. Poderá agarrar-se a elas para evitar a queda. As barras de apoio podem ser adquiridas através de fornecedores de equipamento médico ou em lojas de artigos para a casa.

Para evitar cair no duche, coloque um tapete de borracha ou um revestimento anti-derrapante na base do duche.
Coloque um tapete de borracha no chão, fora do duche. Não coloque uma toalha. Esta pode deslocar-se quando se puser em cima dela e originar uma queda. Manter uma pequena sineta junto do duche pode ser muito útil. Toque a sineta se necessitar de ajuda. Se desejar, coloque um banco no duche no qual se possa sentar enquanto toma banho.

Reuna os objectos seguintes e coloque-os num local de fácil alcance:

Toalha de banho e esponja.
Gel de banho, shampoo, pó de talco, loção, desodorizante, pente, escova para o cabelo e utensílios de higiene dentária.
Roupa como, por exemplo, roupa interior, roupão, sapatos ou chinelos.

Preparação para o duche:

Feche as janelas e a porta para manter a casa de banho quente enquanto toma o duche. Não tranque a porta, pois tal facilitará o acesso a alguém que lhe possa oferecer ajuda, se necessário. Coloque uma toalha sobre a tampa da sanita ou de uma cadeira. Poderá, assim, sentar-se para se secar após o duche.

Como tomar um duche ou ajudar alguém a tomar um duche:

Abra a torneira e verifique a temperatura da água com as mãos. A água deverá estar a uma temperatura adequada, sem estar demasiado quente ou demasiado fria. Tenha cuidado ao abrir a torneira da água quente enquanto toma o duche. Poderá queimar-se facilmente se a água estiver demasiado quente.

Dispa-se e entre, cuidadosamente, no duche. Se desejar, mantenha alguém por perto durante o duche. Essa pessoa poderá ajudá-lo a lavar-se ou dar-lhe outro tipo de assistência. Use gel de banho para lavar o corpo e shampoo para lavar o cabelo e enxagúe com água. Peça a alguém que lhe lave as costas, se não o conseguir fazer por si próprio. Alternativamente, use uma escova macia e com um cabo comprido para lavar as costas e as pernas.

Feche a torneira. Use as barras de apoio no duche se se sentir fraco. Saia cuidadosamente do duche. Seque-se sentado ou de pé. Seque-se delicadamente entre as pernas, debaixo dos braços, atrás dos joelhos e entre os dedos dos pés. Vista-se ou peça a alguém que o ajude a vestir-se.

Após o duche:

Limpe o duche e a área em torno do duche. Certifique-se de que o chão fica devidamente seco para evitar que alguém caia.
Arrume os objectos utilizados para tomar o duche.
Se desejar, poderá lavar os dentes e pentear ou escovar o cabelo após o duche. Poderá, inclusivamente, tratar dos pés ou das unhas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.