-->Dicas, Cirurgia e Exercícios para tratar a Cifose

Tratamento para Cifose dorsal ou cervical

Publicado em 11/01/2019. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 11 janeiro 2019

Os tratamentos destinados à cifose não costumam ser invasivos. As cirurgias são convenientes apenas nos casos mais delicados, nos quais a coluna já se encontra totalmente deformada, e as dores impedem o indivíduo de realizar uma simples tarefa.

Como Tratar A Cifose Dorsal Ou Cervical

Dicas para tratar a cifose

Entenda que, os analgésicos, os anti-inflamatórios e as órteses almofadadas, podem ser usados para aliviar e controlar a dor, mas nenhum deles controla ou impede a progressão da curvatura. Só a idade do paciente, o potencial de crescimento remanescente, o grau de cifose, e a progressão da curvatura é que vão determinar o melhor tratamento para a Doença de Scheuermann – a causa mais comum de cifose estrutural.

Coletes vertebrais

Quanto mais cedo a hipercifose for diagnosticada, melhor será para o indivíduo. Se descoberta na infância, o médico poderá indicar a utilização de coletes vertebrais ortopédicos. O colete serve tanto para conter a progressão da doença como para endireitar a postura.

É por esse motivo que a descoberta precoce da doença é algo positivo. Deve-se ter em mente que o tratamento com colete cessa quando o desenvolvimento da coluna vertebral chega ao seu limite (por volta dos 14 a 15 anos). Na fase adulta, esse procedimento já não é tão eficaz. Na verdade, ele sequer é utilizado. Além do colete, o ortopedista pode indicar o uso de palmilhas e colchões mais rígidos.

Fisioterapia com exercícios corretivos

As sessões de fisioterapia costumam solucionar grande parte dos casos. A cifose postural, por exemplo, consegue ser revertida unicamente com essa técnica. Para outras variações da doença, a fisioterapia é somente um complemento. No entanto, isso não significa que ela seja ineficiente.

Assim como as outras modalidades de tratamento, a fisioterapia tenta ajudar o paciente a amenizar a curvatura da coluna e, consequentemente, reparar a sua postura. Dentro desse tipo de tratamento, uma técnica muito utilizada é a famosa RPG (Reeducação Postural Globalizada), a qual consiste em educar todos os músculos e articulações do organismo.

Quiropraxia

Essa variante de fisioterapia é caracterizada pelo alinhamento das vértebras da coluna e melhora das regiões articulatórias. Seus resultados tendem a ser bem significativos, motivo pelo qual esse método é indicado àqueles que sofrem de hipercifose.

Dieta rica em cálcio e vitamina D

A saúde dos ossos depende totalmente da alimentação, assim como o restante do nosso corpo. Uma dieta concentrada em vitamina D e cálcio é primordial para ajudar na revitalização do local lesionado.

Com o objetivo de repor a parcela de cálcio, é interessante que o paciente invista em leite, queijos, iogurtes e outros laticínios. Contudo, sem a ingestão de vitamina D o tratamento se torna inócuo. A vitamina D é muito importante, pois ela ajuda os ossos a a utilizar o cálcio ingerido. Pelo mesmo motivo, algumas pessoas precisam recorrer ao uso de suplementos altamente concentrados nessa vitamina.

Exercícios para cifose

Outra maneira de amenizar a cifose se dá pela prática de atividades físicas, essencialmente quando se trata de problemas posturais. Alguns exercícios recomendados são:

Musculação

A musculação integra um conjunto de exercícios de resistência, muito voltados para o fortalecimento da musculatura e correção da postura. Para reverter, ou no mínimo mitigar, os resultados negativos de uma postura cifótica, dê prioridade aos músculos das costas e parte de trás dos ombros, com exercícios que atinjam a parte superior das costas e a região da escápula. Realize sempre os exercícios com uma execução adequada e, em caso de dúvida

Exercícios para o abdominal

Os músculos abdominais e os músculos das costas são componentes-chave da rede muscular que mantém o corpo na posição vertical e em movimento. Quando este núcleo enfraquece, as lesão e as dores nas costas são mais comuns.

Para fortalecer os abdominais e as costas, os melhores músculos a serem trabalhados são:

  • Extensores (costas e músculos glúteos). Esses músculos são usados ​​para endireitar as costas (levantar), levantar e estender e abduzir o quadril (afastar a coxa do corpo).
  • Flexores (músculos abdominais e iliopsoas). Estes músculos são usados ​​para dobrar e apoiar a coluna pela frente. Eles também controlam o arco da coluna lombar (inferior) e flexionam e aduzem o quadril (movem a coxa em direção ao corpo).
  • Oblíquos ou Rotadores (músculos paraespinhais). Estes são usados ​​para estabilizar a coluna quando em pé. Os oblíquos também giram a coluna e ajudam a manter a postura correta e a curvatura da coluna vertebral.

Em caso de dúvida consulte um fisioterapeuta ou personal trainer.

Alongamento

Todas as pessoas devem se alongar. O alongamento é uma ótima prática para trabalhar a flexibilidade da coluna e suavizar as dores lombares decorrentes do excesso de maus hábitos associados à postura corporal.

Yoga e pilates

Para quem prefere atividades físicas mais tranquilas, longe do agito das grandes academias, o ioga e o pilates são uma boa pedida. Tanto um como o outro auxiliam a quem tem cifose leve ou moderada a endireitar a postura.

Natação, hidroginástica e remo

Essas atividades esportivas colaboram para o fortalecimento da musculatura, além de alinhar os ombros. Desse modo, tem-se uma coluna mais sólida e ereta.

Cirurgia

A intervenção cirúrgica é recomendada nas situações em que há deformidades profundas, avançadas e que ocasionam muitas dores. Mas esses quadros são insólitos.

Um dos procedimentos cirúrgicos mais utilizados é a fusão das vértebras, a qual consiste em unir duas ou mais vértebras. Para mantê-las bem fixadas, é necessário usar barras de titânio, além de alguns parafusos.

O pós-cirúrgico costuma ser rápido, se o paciente respeitar sua própria condição. De modo geral, a retomada das atividades ocorre depois de cerca de 5 semanas de repouso. Quanto aos exercícios físicos, eles são liberados somente após 1 ano da cirurgia.

Os riscos relacionados à cirurgia são: hemorragias, infecções e lesões involuntárias sobre os nervos que percorrem a região abordada pelos procedimentos. Caso algum desses acidentes aconteça, o indivíduo poderá sofrer paralisia e descontrole urinário e intestinal.

Medicamentos para aliviar a dor

Não há um tratamento medicamentoso especificamente voltado para a cifose. Para pacientes que costumam sentir muita dor nas articulações, são prescritos alguns anti-inflamatórios e analgésicos, como o Paracetamol e o Ibuprofeno.

Já para alguns idosos que apresentam um início de osteoporose, empregam-se suplementos de cálcio e outros medicamentos com a mesma finalidade.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.