Como tratar olho roxo – O que fazer?

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O aspecto arroxeado originado por um traumatismo na cara poderá, não só causar imensa dor e desconforto, como também um efeito absolutamente inestético. O tempo de recuperação de um traumatismo deste tipo irá variar significativamente de pessoa para pessoa, mas é perfeitamente possível acelerar esse processo através da utilização de uma pedra de gelo para massajar a região afectada.

Ler Também:

Hematoma Periorbital (olho negro)

Como tratar olho roxo – O que fazer?

Este procedimento apenas precisará de demorar cerca de 5 minutos, mantendo-se sempre deitada de barriga para cima enquanto massaja o gelo na cara.

Se tiver dificuldade em manter contacto directo com a pedra de gelo, poderá sempre optar por envolvê-la num pano ligeiramente humido, utilizando-o logo de seguida para massajar delicadamente por cima da zona arroxeada da pele, sempre em movimentos circulares, sem nunca pressionar em demasia.

É preciso ter imenso cuidado com a pressão aplicada por cima da nódoa roxa, de modo a não agravar o aspecto da mesma.

O choque térmico causado pelo contacto do gelo com a pele originará uma vasoconstricção, que impedirá os pequenos vasos de sangue situados nessa região de jorrar, diminuindo assim o inchaço de forma gradual. Durante o período de tratamento do olho roxo, é importante evitar a prática de actividades desportivas de grande contacto, de forma a evitar que a situação piore.

A técnica da aplicação do gelo poderá revelar-se extremamente eficaz, e deverá ser repetida diariamente, até que a nódoa tenha desaparecido por completo.