A nossa pele tem 3 camadas (epiderme, derme, hipoderme): Saiba mais sobre cada uma delas

A nossa pele é composta por três camadas: epiderme (camada superficial), derme (camada média) e hipoderme (camada profunda).

Continua depois da Publicidade

Quantas Camadas Tem A Pele

As três camadas de pele

A pele tem duas camadas principais, ambas com um propósito. Abaixo das duas camadas há uma camada de gordura subcutânea, que também protege o corpo e ajuda-nos a adaptar às temperaturas externas. Algumas condições de saúde começam ou existem apenas em algumas camadas da pele.

Continue a ler para conhecer mais sobre as camadas da pele e seu papel em diferentes diagnósticos.

Epiderme

A epiderme é a camada superior da pele. É a única camada visível pelos olhos. É mais espessa do que possa imaginar – tendo cinco subcamadas.

A epiderme elimina constantemente as células mortas da camada superior, substituindo-as por novas células saudáveis ​​- que crescem nas camadas inferiores. É também o lar dos poros, que permitem que o óleo e o suor escapem.

Existem condições que se iniciam na camada da epiderme. Essas condições podem ser causadas por alergias, irritações, genética, bactérias ou reações autoimunes. Alguns delas são:

  • dermatite seborréica (caspa)
  • dermatite atópica (eczema)
  • placa de psoríase
  • síndrome da fragilidade da pele
  • ferve
  • nevo (marca de nascença, mole ou “mancha de vinho do porto”)
  • acne
  • melanoma (câncer de pele)
  • queratose (crescimentos de pele inofensivos)
  • cistos epidermóides
  • úlceras de pressão (escaras)

Derme

A derme é mais espessa do que a epiderme e contém todas as glândulas sudoríparas e oleosas, folículos pilosos, tecidos conjuntivos, terminações nervosas e vasos linfáticos.

Enquanto a epiderme cobre o corpo através de uma camada visível, a derme é a camada de pele que realmente permite a função de proteção do patógeno que o corpo precisa.

Uma vez que contém colágeno e elastina, também ajuda a sustentar a estrutura da pele que vemos.

Abaixo estão algumas das condições que ocorrem ou começam na derme. Algumas dessas podem afetar a epiderme:

  • dermatofibroma (inchaços benignos nas pernas)
  • cistos sebáceos (cistos que contêm sebo, um óleo que seu corpo produz)
  • cistos dermóides (cistos que contêm cabelos ou dentes)
  • celulite (uma infecção bacteriana da pele)
  • ríteas (rugas)

Hipoderme

A camada de pele localizada abaixo da derme é muitas vezes chamada de camada subcutânea de gordura, tecido celular subcutâneo ou hipoderme.

Esta fornece isolamento ao corpo, mantendo-o aquecido. Também fornece uma “almofada” que funciona como um amortecedor de protecção aos órgãos vitais.

Há uma grande abundância de vasos sanguíneos contidos na hipoderme.

Esta é a camada que prende a pele aos músculos e tecidos abaixo dela.

Continua depois da Publicidade

Pode ser mais espessa em algumas partes do corpo e tende a ser determinada pela genética.

Ao contrário da gordura visceral, que se acumula no corpo como resultado do metabolismo, dieta, exercício e outros fatores, a gordura subcutânea está sempre sobre a pele.

Uma condição que ocorre nesta camada é chamada de paniculite. Trata-se de uma condição caracterizada por inflamação na camada de tecido adiposo sob a derme.

Em recém-nascidos, a condição é chamada de “necrose gordurosa subcutânea do recém-nascido”.

A sarcoidose, uma patologia que causa a formação de grumos no tecido da pele, também pode afetar a hipoderme.

Quando o corpo tem dificuldade em regular a temperatura interna, pode ser um sinal do fenômeno de Raynaud e relacionado ao tecido adiposo subcutâneo.

A formação da celulite

Nas mulheres

Nas mulheres, estes lóbulos de gordura são maiores que os dos homens, anexada à derme pela debilidade das estruturas fibrosas dispostas perpendicularmente à pele.

Em humanos, essas estruturas fibrosas são dispostas em uma rede de malha em todas as direções, seus lóbulos de gordura são menores e permanecem ligados à camada de derme muito mais forte.

Portanto, o tecido adiposo da hipoderme nas mulheres tende a compartilhar de altura, e é por isso que ela produz a cúpula de aparência da celulite.

Nos homens

Para os homens, como o tecido adiposo é organizado de forma diferente, qualquer aumento da pressão nestes tecidos é expresso somente na superfície da pele e, portanto, não fica com um aspecto tão celulitico.

É na adolescência, quando elas constroem o arranjo das fibras do tecido conjuntivo dos homens, sob a influência dos andrógenos.

Esta é a razão pela qual os homens tem problemas de celulite derivado a problemas hormonais. Assim como a mulher.

Causas da celulite

Stress: O Stress promove o acúmulo de gordura, que é reforçada pela descarga de adrenalina.

Hereditariedade: Se a pele das mães contiverem celulite é muito provável que as filhas também sofram da mesma causa no futuro – podendo dizer-se que a celulite é hereditária.

A toma de alguns medicamentos, é uma das causas do aparecimento da celulite.

Continua depois da Publicidade

Os medicamentos com esteróides ou os contraceptivos favorecem a aparência da celulite.

Hábitos pouco saudáveis como uma má alimentação (rica em gorduras, usar roupas apertadas ou seguir um estilo de vida sedentário são outros fatores que afetam negativamente a circulação do sangue e, portanto, também contribuem para o desenvolvimento da celulite.

Referências

https://www.niaid.nih.gov/
https://www.nhs.uk/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24