-->Condrocalcinose e Pseudogota - Tratamento, Sintomas , Causas e Diagnostico

Condrocalcinose e Pseudogota

Publicado em 10/02/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

CONDROCALCINOSE E PSEUDOGOTA ( DOENÇA POR DEPÓSITO DE PIROFOSFATO DE CALCIO DIIDRATADO) – SINTOMAS, CAUSAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO
Causa subaguda, recorrente e sub-reconhecida de artrite crônica, em geral acometendo grandes articulações (especialmente joelhos, ombros e pulsos) e quase sempre acompanhada de condrocalcinose das articulações atingidas.
Pode ser hereditária, idiopática ou associada a distúrbios metabólicos, incluindo hemocromatose, hipoparatireoidismo, osteoartrite, ocronose, diabetes melito, hipotireoidismo, doença de Wilson e gota.
A identificação dos cristais rombóides de pirofosfato de cálcio (birrefringência fortemente positiva) no líquido articular é diagnóstica.
As radiografias podem revelar condrocalcinose ou sinais de doença articular degenerativa nos seguintes locais: joelho (menisco medial), parte fibrocartilaginosa da sínfise púbica e disco articular do pulso, com cálcio no ligamento triangular.

DIAGNOSTICO DIFERENCIAL
. Gota
. Doença causada por fosfato de cálcio (artropatia por hidroxiapatita)
. Doença de depósito de oxalato de cálcio
. Doença articular degenerativa
. Artrite reumatóide

CONDROCALCINOSE E PSEUDOGOTA TRATAMENTO
Tratar doença subjacente, quando presente.
Acido acetilsalicílico, outros AINE (p. ex., indometacina, 50 mg 3 vezes/dia).
Injeção intra-articular de corticosteróides (p. ex., triancinolona, 10-40 mg).
A colchicina, 0,6 mg 2 vezes/dia, às vezes, é útil à profilaxia.

Dica
Pseudogota é a síndrome clínica, condrocarcinose é o achado radiológico; a detecção da última não diagnostica a primeira.
Referência
Ea HK, Liote F: Calcium pyrophosphate dihydrate and basic calcium phosphate crystal-induced arthropathies

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858