Condromalácia patelar

Publicado em 19/05/2011. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A condromalácia patelar também é conhecida por outros nomes como, síndrome da dor femoral rotuliana, síndrome do stress femoral rotuliano, síndrome da dor patelo femoral, ou joelho de corredor.

Publicidade

Condromalácia patelar

A condromalácia patelar acontece quando a rótula do joelho está a roçar contra a extremidade distal do fémur (osso da coxa) com o movimento do joelho. Isto causa dor.

Causas da condromalácia patelar

Um ou mais dos problemas seguintes podem estar na causa da condromalácia patelar:

  1. Músculos fracos da coxa, que normalmente ajudam a manter o joelho estável.
  2. Músculos isquiotibiais e músculos da região posterior da perna tensos.
  3. Pronação do pé. Isto é quando o pé sofre uma rotação para dentro quando anda ou corre, enquanto que os músculos frontais da coxa forçam a rótula para fora.
  4. Rótula demasiado alta na articulação do joelho.
  5. Morfologia do fémur, rótula e tíbia alterados.
  6. Tendões de Aquiles tensos.

Sinais e sintomas da condromalácia patelar

Pode ter um, ou mais que um, dos sintomas a seguir:

  1. A dor aparece durante a corrida. De início, apenas sente a dor quando corre a descer. Mas, mais tarde, qualquer corrida e movimento da perna magoa, especialmente a descer escadas.
  2. Inchaço por baixo da rótula do joelho.
  3. Dor constante no meio do joelho.
  4. Dor a subir escadas ou quando se senta durante muito tempo.

Contacte o médico se:

  1. A dor e o inchaço aumentarem.
  2. Tiver dores nas outras articulações.
  3. Tiver novos sintomas.
  4. Tiver uma temperatura superior a 38° C.

Tratamento para condromalácia patelar

A parte mais importante no tratamento da condromalácia patelar é o descanso, até o joelho se curar. Descansar o joelho o máximo possível diminui o inchaço e evita que o problema piore.

Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos. O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação.

Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha. Coloque-a sobre o joelho durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio.

Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina.

Publicidade

Publicidade

O seu médico pode querer que realize algumas sessões de fisioterapia. O fisioterapeuta faz-lhe alguns tratamentos para ajudar o joelho a curar-se mais depressa. Pode aprender exercícios para alongar os músculos da coxa e da barriga da perna e os tendões para os fortalecer.

Os médicos podem dar-lhe acessórios especiais para os sapatos, para corrigir a pronação do pé. Não volte a correr enquanto tiver dores, ou enquanto o seu médico não autorizar.

Os médicos poderão dar-lhe uma joelheira dura para ajudar a apoiar a rótula do joelho. Pode precisar de utilizar esta joelheira para executar as suas actividades durante várias semanas ou meses. Evite dobrar o joelho mais de 90°. Tente não subir nem descer escadas, sempre que possível.

Comece a fazer os exercícios quando os médicos autorizarem. Certifique-se de que permanece sem dores à medida que utiliza a perna com maior frequência. Use sapatilhas de atletismo de grande qualidade, e substitua-as com frequência.

Poderá progredir para corrida, bicicleta fixa, e natação, com o tempo e à medida que a dor desaparece. Quando andar de bicicleta, utilize as mudanças baixas com o banco elevado ao máximo possível, desde que permaneça confortável. Isto evita dobrar em excesso o joelho. Faça sempre exercícios de alongamentos antes de se exercitar.

Isto liberta os músculos e reduz a tensão sobre os músculos isquiotibiais. Descanse entre os programas de exercícios. Faça exercícios de descompressão depois dos exercícios. Pode ser necessária uma cirurgia se for muito grave e a condromalácia patelar não se curar com outros tratamentos.

Exercícios para condromalácia patelar

Saiba mais sobre:
Autor
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Publicidade

Condromalácia patelar