-->Conhecer o metabolismo - Educar Saúde

Conhecer o metabolismo

Publicado em 21/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Conhecer o metabolismo

Pergunta: Pretendo saber, se possível sem ter de me deslocar a um endocrinologista, como descobrir qual o meu tipo de metabolismo para melhor adaptar a minha dieta, aliando o desporto. Pretendo emagrecer 10 kg.

Resposta: Se o seu objectivo é perder cerca de 10kg (o que, aparentemente, me parece bem , em relação á sua altura), e se pretende fazer desporto (recomendo pelo menos 3-4 vezes por semana de uma actividade aeróbia), existe uma fórmula que consegue determinar as suas necessidades energéticas, entrando em conta com o peso desejado, a altura e idade.

Pode ser calculado da seguinte forma:

Necessidades energéticas diárias para uma mulher= 655 + (9,6 x peso em kg) + (1,7 x altura em cm) – (4,7 x idade em anos), o que totaliza 1348.8 calorias /dia.

Ao valor obtido nessa fórmula, adiciona-se uma percentagem, conforme a actividade física que vai realizar (no seu caso adicionará 40% por se considerar que vai ter uma actividade moderadamente activa).

Assim, Necessidade energética diária = 1348,8 + 40% =1888,32, ou seja, aproximadamente 1900 calorias /dia.

Para uma prescrição mais individualizada de uma dieta, aconselho a consulta com um nutricionista.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.