Conjuntivite é uma doença ocular irritante

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019. Publicado originalmente em 7 de junho de 2010

A conjuntivite é uma doença ocular irritante. Sabe aquela pessoa que usa óculos escuros quando está chovendo ou o dia está nublado? Pense duas vezes antes de se divertir ás suas custas; talvez ela esteja com conjuntivite.

fotos de conjuntivite

Ler: Chá de Camomila para Conjuntivite

Segundo a Dra. Adriana Rodrigues, chamamos de conjuntivite o processo inflamatório da conjuntiva, membrana que recobre a parte externa do olho e a interna das pálpebras. “Isso acontece porque ela está exposta a diversos agentes, como uma sala fechada com inúmeras pessoas e o ar condicionado ligado, ou uma convidativa piscina de clube”, explica.

Essa doença ocular irritante pode ser dividida em infecciosa ou não. “Entre as conjuntivites infecciosas, os vírus e as bactérias são os agentes mais frequentes. Ambas produzem um quadro agudo de olho vermelho, lacrimejamento, ardor, secreção e edema (inchaço) das pálpebras, sendo altamente contagiosas durante o período de atividade da doença. A conjuntivite viral apresenta uma cura espontânea entre sete a 15 dias.

Tratamento da conjuntivite viral

vermelhidão e coceira nos olhos causada pela conjuntivite

O tratamento é feito com uso de colírios de lágrimas artificiais e compressas de água fria. As conjuntivites bacterianas, por sua vez, devem ser tratadas com antibióticos específicos”, explica Dra. Adriana.

Das não infecciosas, a conjuntivite alérgica é a mais frequente. Apresenta períodos de melhora e piora, sendo seus principais sintomas o olho vermelho (menos intensamente que nas infecciosas), secreção esbranquiçada, sensação de olho seco e prurido (coceira). Geralmente acomete crianças e adolescentes, podendo ser associada a outros tipos de alergia. O tratamento é prolongado e feito com uso de colírios antialérgicos e diminuição da exposição ao agente causador (poeira e maquiagem).

“O certo é procurar um oftalmologista, que é o profissional apto para diagnosticar e tratar essa doença ocular”, orienta Dra. Adriana.

Sintomas da doença

sintomas de conjuntivite

Olhos vermelhos
Lacrimejamento
Sensação de areia no olho
Secreção (aquosa ou purulenta)
Fotofobia (sensibilidade à luz)
Gânglio na região da orelha (em alguns casos)

Tipos de conjuntivite

conjuntivite infecciosa
conjuntivite viral
conjuntivite bacteriana
conjuntivite gonocócica
conjuntivite de inclusão
conjuntivite fúngica

conjuntivite alérgica
conjuntivite tóxica

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 08/08/19