Aprenda a Conservar o Leite Materno

A conservação do leite materno é muito importante para que este leite não fique contaminado ou estragado, e consequentemente para evitar que o bebê venha a sofrer eventuais problemas dessa má conservação.

Em primeiro lugar, a conservação do leite materno é adequada para quando as mães necessitam de trabalhar e queiram, no entanto, continuar a amamentar o seu bebê.

A ideia aqui será que o leite é extraído normalmente, mas depois é colocado no congelador ou no frigorífico.

Uma conservação adequada começa desde logo pelo tipo de recipiente que se utiliza para conservar o leite materno. O recipiente escolhido deverá sempre ser um recipiente em vidro, ou alternativamente em plástico duro.

Estes recipientes deverão estar esterilizados de forma adequada. Poderão ainda utilizar-se algumas saquetas descartáveis que são especialmente criadas para este efeito, devendo sempre ser deitadas no lixo depois de utilizadas uma vez.

Por uma questão de controlo e para não cometermos erros por esquecimento, quando fechamos o recipiente escolhido deveremos sempre escrever nesse mesmo recipiente a data, a hora e a quantidade de leite que o recipiente contém.

Depois disso, devemos colocar em água com gelo o recipiente com o leite durante cerca de dois minutos. Depois disto, aqui sim podemos guardar o recipiente no congelador ou no frigorífico.

Tempo de conservação do leite materno

Relativamente ao tempo de conservação do leite materno, esse tempo dependerá sempre de vários factores. Um dos principais factores é o local onde guardamos o recipiente com o leite materno.

Nomeadamente, devemos regular-nos pelas seguintes orientações ao nível do tempo:

  • Temperatura ambiente: o leite guardado à temperatura ambiente dura apenas cerca de 40 minutos. Em bebês prematuros não se recomenda de todo a utilização de leite guardado desta forma;
  • Geladeira: 48 horas, descendo para 24 horas no caso de bebês prematuros;
  • Freezer ou congelador (dentro da geladeira): não é recomendado de todo;
  • Freezer ou congelador (acima da geladeira): cerca de 3 meses;
  • Freezer ou congelador com temperatura de -20ºC: cerca de 1 ano.

Os tempos de conservação, no entanto, devemos perceber que não são de todo acumuláveis. O leite deve ser guardado num local inicialmente, e não passado nunca para outro depois. Isto é importante porque as mudanças de temperatura são meio caminho para que o leite se estrague e possa prejudicar o bebê.

No entanto, depois de o leite materno se encontrar cerca de 48 horas na geladeira, poderá ser de seguida congelado.

Descongelar o leite materno

É muito importante a forma como o leite materno é descongelado, e isso poderá influenciar a sua qualidade após os processo.

Para descongelar o leite materno devemos:

  • Colocar o leite na geladeira na noite anterior, por exemplo, para que o processo de descongelação seja um processo lento;
  • Agitar o recipiente dentro de água quente (mas não a ferver) para homogeneizar o leite. Água corrente da torneira será o suficiente;
  • O leite poderá ser usado em 24 horas após ser descongelado.

O leite depois de descongelado não deverá voltar a ser congelado nem deverá nunca ser aquecido no microondas.

Conheça as Formas de Uso do Leite em Pó