Constanza e Os Alpes Dominicanos

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 5 de julho de 2011

Republica Dominicana – Constanza e Os Alpes Dominicanos:

A apenas duas horas de distância da capital, o interior acidentado é um paraíso de prados verdes e rios límpidos, rodeado de pinhais e montanhas. Pico Duarte, a montanha mais alta das Caraíbas fica aqui situada. As frescas terras altas do interior do país são um mundo á parte, a cerca de 30 km do calor tropical de são Domingo. Dominada pela cordilheira central, a cordilheira que forma a espinha dorsal da ilha, a região central é um paraiso para amantes da natureza cheia de parques nacionais protegidos, riachos e vales. O clima ameno é propicio a culturas como a dos morangos e a grandes altitudes, chega a haver neve. Os prados verdes e os pinheiros formam uma paisagem invulgar nas caraibas e o pico duarte, a montonha mais alta das caraibas, dominam o cenario.

Conheça as principais atracções de Constanza e os Alpes Dominicanos

Jarabacoa

Outrora uma isoladaaldeia agricola, estas pequena cidade tornou-se um retiro popular de verão e uma base para caminhantes e desportistas. O rio Yaque del Norte passa perto da cidade, tentando nadadores e rafters.

 Balneario la Confluencia

A piscina natural de jarabacoa formou-se onde o Yaque del norte se encontra com o jimenoa no exterior da cidade. A agua pode ser muito agitada quando o rio sobe, existe tambem um parque arborizado.

Rancho Baiguate

O mais bem organizado centro de aventuras da area, este conplexo rustico situa-se num agradavel terreno á beira rio e oferece uma grande variedade de passeios e actividades alem de alojamento, uma piscina e uma galeria de arte Dominicana. Pode fazer-se uma visita de um dia.

Salto de Jimenoa

Pode chegar-se a esta queda de água de 40 metros atraves de uma ponte estreita. A agua fria do rio Yaque del norte cai ruidosamente em uma convidativa piscina, com vegetação Luxuriante a rodear o penhasco rochoso. Ao fim de semana há um snack bar aberto aos visitantes.

Salto de Baiguate

Uma caminhada ao longo de um caminho talhado numa ravina conduz até ao vale onde uma torrente de agua cai para uma piscina, faz-se melhor o percurso a cavalo.

Constanza

Situa-se num vale fertil rodeado de montanhas, a cidade de constanza é um excelente ponto de partida para caminhantes. Centro da economia da região, tem um mercado movimentado.

Parque Nacional Armando Bermúdez

A reserva de 750m2, na cordillera central, alberga uma variedade de vida selvagem. O posto florestal em La cienaga é ponto de partida para caminhadas organizadas.

Reserva Cientifica Valle Nueva

A vertiginosa esburacada estrada de montanha de constanza a san jose de Ocoa atravessa esta remota zona protegida, onde impenetraveis pinhais oferecem protecção a inumeras especies de aves.

Salto Agua Blanca

O longo percurso atraves de acidentados terrenos montanhosos é recompensado por esta  espectacular queda de agua de 150 m, cuja agua limpida cai em um lago. Fetos e outra vegetação agarram-se á face escarpada da ravina.

Pico Duarte

Com o nome do pai da independencia, a sua primeira escalada oficial foi feita em 1944. O pico está frequentemente nublado. Á distancia, a montanha tambem é maravilhosa.

Informação Extra:
– A estrada de 47km entre jarabacoa e constanza é em geral considerada má para a maioria dos veiculos, mas a iguana mama organiza uma espedição em bicicletas de montanha que pode subir até aos 1676 metros.
– Não existem bombas de gasolina nas estradas de montanha desertas e, por vezes, intransitaveis que rodeiam jarabacoa e constanza, por isso deve abastecer na cidade.

• Rancho baiguate: tel- 5746890
• Salto de jimenoa: aberto das 9h ás 19h diariamente, entrada por pessoa $0,50
• Salto de Baiguate: aberto das 9h ás 19h todos os dias, as entradas são gratuitas
• Parque nacional armando bermudez: preço de entrada por pessoa $5, (guia oficial obrigatorio), os visitantes do parque armando bermudez devem registar-se no gabinete do parque em La Cienaga.

Momentos na História

Dominicanos Japoneses
Nos anos 50 o governo dominicano importou 200 familias de agricultores japoneses para formar uma colonia agricula em constanza e melhorou a economia da cidade. Alguns dos seus descendentes ainda vivem na zona, e há um clube japones. No entanto, a original colonia janonesa foi abandonada.