Consumo de arroz integral reduz risco de diabetes tipo 2

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Consumo de arroz integral reduz risco de diabetes tipo 2

foto de arroz carolino

Os resultados do estudo levado a cabo por investigadores da Harvard School of Public Health e publicados nos Archives of Internal Medicine de 14 de Junho são taxativos, quanto às vantagens de uma dieta alimentar que privilegie o arroz integral em detrimento do arroz branco.

Qi Sun e colegas analisaram os hábitos de consumo de arroz e o risco de diabetes de 39 765 homens e 157 463 mulheres envolvidos em três grandes estudos.

As conclusões revelam que os indivíduos que consumiam cinco ou mais porções de arroz refinado por semana apresentavam um risco acrescentado de vir a desenvolver diabetes de 17 por cento, quando comparados com pessoas que ingeriam menos de uma porção mensal daquele tipo de arroz.

Pelo contrário, os participantes que consumiam duas ou mais porções de arroz integral por semana evidenciaram uma redução do risco de diabetes tipo 2 de 11 por cento, comparativamente aos indivíduos que comiam menos de uma vez por mês arroz integral.

Tendo em conta estes resultados, os investigadores estimam que substituir 50 gramas de arroz branco (o equivalente a metade da porção diária) pela mesma quantidade de arroz integral poderá permitir uma redução do risco de diabetes tipo 2 em 16 por cento.

Já a substituição total do arroz branco por arroz integral na dieta alimentar poderá estar associada a uma diminuição do mesmo risco em 36 por cento.

“Investigadores assinalam que os resultados obtidos no estudo estarão relacionados com o índice glicémico mais elevado do arroz branco, por comparação com o arroz integral.

Os autores frisam ainda que, durante o processo de refinação, o arroz branco perde fibras, vitaminas e outros minerais e componentes que podem ter um efeito protector em relação à diabetes.”

Desvende os Benefícios do Arroz Integral Germinado