A crioterapia é uma técnica na qual se utiliza o frio para alcançar alguns objetivos terapêuticos e estéticos. Através do resfriamento de uma dada área, consegue-se combater e reduzir um processo inflamatório, ao mesmo tempo que é estimulado o aumento do metabolismo e a vasodilatação.
Ao baixar a temperatura da pele e dos tecidos, o organismo irá tentar aumentar de novo a temperatura, utilizando para isso as gorduras armazenadas para produzir energia e calor.
A crioterapia é assim um recurso fisioterapêutico e estético de grande utilidade. No entanto, caso seja mal aplicado, ou usado de forma inadequada, pode agravar problemas já existentes, como por exemplo a má circulação ou doenças da pele. Confira de seguida as várias contra indicações da crioterapia.
Contra indicações da crioterapia
Não deve realizar crioterapia se tiver um dos seguintes problemas de saúde:
– alergia ao frio;
– doença cardíaca;
– doença no sistema imunológico;
– ferida aberta na pele;
– hipotireoidismo;
– infeções;
– má circulação sanguínea;
– psoríase;
– câncer;
– a crioterapia também não deve ser usada em indivíduos que se encontrem em pós-cirúrgico imediato.
Outro ponto importante está relacionado com o facto de a crioterapia ser uma técnica que devido ao seu funcionamento e à sua ação, ajuda a queimar gordura localizada, sendo por isso muito utilizada no mundo da estética. No entanto, não é indicada para pessoas obesas, já que não é um método de perda de peso.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.