-->Conversas sobre dentes e bocas - Educar Saúde

Conversas sobre dentes e bocas

Publicado em 17/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Conversas sobre dentes e bocas

As férias são o tempo da família. Aproveite para conversar sobre dentes e bocas. É que, em família, é mais divertido aprender. Nas longas viagens de carro, nos almoços em família, muitos são os temas de conversa. Todos os assuntos são possíveis e a saúde da boca pode ser um dos temas escolhidos. É que, nestes momentos de família, a educação para a saúde funciona melhor.

Aqui ficam algumas sugestões para conversar sobre dentes e bocas.

– Pergunte às crianças quais são as maneiras de cuidar dos dentes. Será só a escova? Então e o fio, os dentífricos e o flúor?

– Uma forma interessante de mostrar o desenvolvimento da cárie, quando as crianças não querem lavar os dentes, é a seguinte: pegue numa maçã e faça-lhe um buraco com cerca de um centímetro de diâmetro e dois de profundidade. Coloque a maçã num saco de plástico fechado e guarde-a cerca de dois a três dias. De seguida, corte-a ao meio, pela zona do buraco e veja o interior. As zonas escuras encontradas são como uma cárie a avançar dentro do dente. Deve então explicar que, com uma higiene oral correcta, esta situação pode evitar-se.

– Peça às crianças para dizerem três funções importantes dos dentes (comer, falar e sorrir). Lembre-lhes que se não houvesse dentes seria muito difícil dizer dentes, brinquedos, brincadeira; que era complicado cantar a «Linda Falua» ou a «Joana Come a Papa». Para simular como seria, experimentem fazê-lo com os lábios em cima dos dentes – é divertido e educativo.

– Para ver como a boca, os dentes e os lábios são importantes para falar há um exercício muito interessante: pede-se que vão dizendo as letras do alfabeto e depois que indiquem se usaram mais a língua, os dentes ou os lábios (no A usam-se mais os dentes, no B usam-se os lábios e no C a língua).

Estes exercícios são engraçados e podem ajudar a passar o tempo nas viagens ou mesmo serem usados em salas de aula para introduzirem o tema da saúde oral.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858