Cor das unhas

Revisado por Equipe Editorial a 28 outubro 2018

A cor das unhas, principalmente das unhas das mãos, é um excelente indicador para detectar eventuais problemas de saúde.

Micoses, por exemplo, são uma das potenciais causas para alterações na cor das unhas. A exposição a sabões que possuam elevadas concentrações ou alguns tipos de substâncias químicas poderão fazer com que as unhas mudem a sua cor para uma cor mais preta (megra), cinza, amarelada ou bordô.

Quando alguma coisa cai sobre a unha, ou esta fica presa ou entalada em algum lado sem grande gravidade, geralmente aparecem algumas manchas de cor branca na unha.

Quando a unha fica negra, principalmente se isso acontecer sem grande causa aparente, poderemos estar perante um caso de cancro da pele ou outro tipo de situações mais preocupantes. Nesses casos, deverá sempre procurar avaliação por parte de um médico para despistar eventuais problemas de maior.

Caso uma unha caia ou por algum motivo necessite de ser removida, estima-se que esta demore entre um ano a um ano e meio para voltar a crescer novamente e voltar ao seu tamanho anterior normal.