Cordão Umbilical – Cuidados com o Cordão Umbilical

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Bebés – Cuidados com o Cordão Umbilical:

Tratamento: O cordão umbilical do seu bebé deverá ser mantido limpo e seco até cair.

Se o cordão ficar com um aspecto sujo utilize uma esponja ou luva de lavagem e limpe-o com cuidado. O seu médico pode recomendar que o limpe com álcool a 70º ou sabão e água. Tente não tocar no cordão umbilical e não o cubra com um penso. Não aplique quaisquer medicamentos no cordão umbilical, excepto se tiver sido recomendado pelo seu médico.

Dobre a fralda do seu bebé abaixo da área da protecção. Desta forma, poderá arejar a área para secar a protecção. Até a protecção cair, dê banho ao seu bebé por partes em vez de o lavar na banheira. O cordão pode sangrar ligeiramente quando começar a cair. Isto é normal e não deve ser motivo de preocupação. O umbigo do seu bebé deverá estar curado em cinco a dez dias. Não é necessário qualquer cuidado especial após esse período.

 

A área à volta da protecção do seu bebé pode estar infectada se estiver vermelha ou inchada. O seu bebé pode ter uma infecção se detectar um corrimento verde ou amarelo proveniente da protecção do cordão. Contacte o seu médico se o seu bebé tiver sinais de infecção.