-->Criança Gorda, Adulto Obeso - Educar Saúde

Criança Gorda, Adulto Obeso

Publicado em 28/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Criança gorda, adulto obeso. Esta é a conclusão de diversos estudos que pretenderam avaliar até que ponto é que o peso de uma criança bebê poderá influenciar o peso da criança em adulto, e nomeadamente a ocorrência de casos de obesidade.

Os estudos foram conclusivos: efectivamente, as crianças que são gordas e que possuem um peso abaixo do normal, na maioria dos casos acabam por se tornar adultos obesos.

Para além de se tornarem adultos obesos, aumenta consequentemente ainda o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Isto porque a gordura no corpo humano, associada ao excesso de peso em si, é um dos factores de risco mais significativos para as doenças cardiovasculares.

Uma criança saudável não terá necessariamente de ser gorda. Este é um mito que durante muitos anos fez sentido para muitos pais, mas a verdade é que uma criança para ser saudável não tem de ser “gordinha”.

O importante é que as crianças tenham o peso ideal para a sua idade, e sempre de acordo com as suas necessidades.

Os bebés que possuem pesos acima da média deverão ser submetidos a regimes alimentares de correcção, para que possam perder peso e para que se possam evitar os problemas que aqui foram referidos.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook