Dieta saudável para Crianças

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

As dicas a seguir aplicam-se a crianças de dois anos ou mais. As crianças necessitam de uma alimentação variada, que lhes forneça energia e proteína suficientes para o crescimento e contenha todas as vitaminas e minerais essenciais:

1 – Os alimentos ricos em hidratos de carbono (carboidratos) são uma fonte de energia. Escolha as versões não-refinadas, como o arroz integral, as massas integrais, pão integral e cereal integral para o pequeno almoço. São alimentos que devem fornecer aproximadamente metade da ingestão de energia das crianças.

2 – Proteínas: opte por carnes magras, peixe, ovos, feijão e leguminosas, que propiciam crescimento e reparação celular. 

3 – Os laticínios fornecem cálcio, substância essencial para a saúde dos ossos. Escolha leite semidesnatado e as versões light de iogurtes e queijos.

4 – As Frutas e hortaliças fornecem vitaminas e fibras. Tente incluir o máximo possível na alimentação da criança. As versões em lata ou congeladas também contam.

5 – Gorduras e alimentos gordurosos: use a gordura com moderação. Tente usar mais óleos vegetais, em lugar da gordura animal. Ofereça-lhes o mínimo possível de comidas gordurosas.

6 – Reduza ao máximo possível a oferta de alimentos açucarados como bolos, biscoitos, doces e chocolates: use-os apenas ocasionalmente.