Cuidados a ter com a Pele Oleosa

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Conheça alguns cuidados a ter com a Pele Oleosa e alguns conselhos básicos.

pele oleosa

Existem peles que devido à atividade intensa das suas glândulas sebáceas libertam muita oleosidade. Quem possui esta característica diz-se que tem pele oleosa. Se tem este problema, sabe certamente que a sua higiene tem que ser mais frequente para manter a sua pele limpa e bonita.

A pele oleosa é normalmente mais espessa e resistente que as outras, e por isso, é mais difícil de desgastar. No entanto, quando as inevitáveis marcas da idade, como as rugas ou outras aparecerem, elas serão também mais profundas, e por isso, mais visíveis na sua pele. Assim, a prevenção é muito importante neste tipo de pele, de maneira a retardar ao máximo o aparecimento dessas marcas.

Neste artigo iremos apresentar algumas dicas para cuidar da sua pele oleosa. Cuidados básicos como aplicação de ácido, sabonete, esfoliante, loção de limpeza, protetor solar, e ainda, tratamento das espinhas e das manchas da acne.

Ácido

A aplicação deste produto irá prevenir o aparecimento dos cravos. Além disso, na percentagem correta, indicada pelo seu dermatologista, faz uma esfoliação muito suave e diminui os pontos pretos, melhorando a textura da sua pele, ficando mais macia.

Sabonete

A pele oleosa necessita de grandes cuidados de limpeza. Dessa maneira, usando um sabonete adequado à sua pele, à base de ácido salicílico, como Salder S, Effaclar, Dermotivin, entre outros, algumas vezes ao dia, irá manter a pele sempre limpa e com um aspeto saudável! No entanto, não abuse no seu uso, pois a pele oleosa, ao ser lavada demasiadas vezes, irá defender-se produzindo ainda mais oleosidade.

Esfoliante

Este produto permite remover as células mortas da sua pele, permitindo a que outras, novas e jovens, ocupem o seu lugar. Dessa maneira, esfoliando frequentemente, juntamente com uma hidratação adequada, estará a ajudar a manter sempre um aspeto jovem. Um dos melhores esfoliantes para peles oleosas e com acne é o Ionax Scrub. Deve ser usado apenas 2 ou 3 vezes por semana, à noite, em substituição do sabonete ou da loção de limpeza.

Loção de Limpeza

Apesar de não ser consensual, o uso da loção de limpeza pode ser bastante útil na sua higiene diária. Se disserem que de manhã não é necessário a sua utilização, aceita-se. Durante a noite a pele não se sujou, e por isso, basta usar um sabonete, e colocar depois um creme hidratante e protetor.

No entanto, à noite, a conversa é outra. Durante o dia, e apesar da utilização de cremes protetores, a pele ganha sujidades, impurezas, fruto das poeiras e da poluição do ar. Assim, à noite antes de se deitar, o uso de uma loção apropriada irá mais facilmente retirar essa sujidade da sua pele, para depois então, poder colocar os cremes de noite. Recomendamos a loção esfoliante nº4 da Clinique.

Esta, além de fazer a limpeza, faz também uma pequena esfoliação, ficando depois a pele limpa e renovada, pronta para levar um creme de tratamento. Própria para peles oleosas, com alcoól comsético, ácido salicílico e hammamelis, diminui a ação das glândulas sebáceas, limpando ainda os poros.

Protetor solar

Qualquer pele necessita de ser protegida da exposição solar, e como tal, as peles oleosas não fogem à regra. Escolha um protetor solar adequado para a sua pele, para o efeito ser o mais eficaz.

Espinhas

Um dos problemas mais frequentes em peles oleosas são as espinhas. Um dos melhores produtos para este problema é o Clinagel. Este creme, além de combater os microrganismos que provocam as espinhas, faz a espinha desaparecer. Com clindamicina, este creme é aquoso, sem cheiro e seca muito rapidamente. Deixo ainda uma dica para os homens: se colocar este gel na lâmina de barbear, impedirá a contaminação dos microrganismos na sua pele ao fazer a barba.

Manchas de acne

Outro dos problemas normais em peles oleosas, também devido à infeção de microrganismos, é a acne. Um produto ótimo para quem tem manchas de acne é o Clareador Leucodin. Use-o após o ácido, e verá resultados muito positivos na sua pele, ficando uma aparência mais saudável e bonita.

Apesar dos seus resultados eficazes, tem alguns pontos negativos, como é a consistência do creme. Assim, use apenas em casa, pois não deixa um aspeto muito agradável para quem for sair. Além disso, por vezes pode acontecer arder um pouco no início. No entanto, é uma reação normal e que passa após 10 ou 20 minutos.

Continuação » 25 Remédios Caseiros para pele oleosa