Cuidados dentários durante a gravidez

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Cuidados dentários durante a gravidez

Pergunta: Gostava de saber que cuidados devo ter com os meus dentes durante a gravidez.

Resposta: A gravidez é um período muito importante da mulher, ao contrário do que se pensa este estado não prejudica os dentes e o facto de estar grávida não implica o aparecimento de cáries dentárias. O ideal é quando se pensa em engravidar fazer um check-up dentário de forma a detectar algumas lesões que existam e tratá-las de imediato. Pode-se tratar dentes durante a gravidez, mas se o podermos evitar é melhor.

Os cuidados a ter com os dentes durante a gravidez, são na realidade os mesmos de sempre, escovagem, fio e cuidados com as dietas açucaradas. Durante a gravidez a tendência para o aumento de inflamações gengivais é uma realidade. Muitas mulheres assustam-se com a hemorragia gengival que pode acontecer ao escovarem os dentes. No entanto essa tendência pode ser diminuída se tivermos cuidados acrescidos na escovagem. Incline a escova 45 graus para a gengiva para que ao escovar os dentes, também escove a gengiva. Mesmo que haja alguma hemorragia no início, vai ver que ela vai passar logo. Esta forma de escovar, estimula as defesas da gengiva tornando-as mais resistentes.

Se sentir algum sintoma mais estranho (dores ou excesso de hemorragia gengival) consulte o seu dentista, o controle da saúde oral é importante. Não se esqueça que ao nascerem, os bebés tem uma boca livre de bactérias. São as bactérias dominantes da mãe que vão colonizar a boca deles. Se as bactérias da mãe viverem numa boca saudável, a probabilidade do seu filho ou filha terem uma menor susceptibilidade ás doenças orais será uma realidade.

Sendo assim, cuidar da sua boca durante a gravidez, é a primeira acção de prevenção para a futura saúde oral do seu bebé.

Ler tambem:

beneficios do acido fólico durante a gravidez

Gravidez – 7 Boas razões para deixar de fumar