Cuidados a ter com o Cabelo liso e fino

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 23 de março de 2015

O cabelo fino e liso é um tipo de cabelo que dificulta a vida de qualquer mulher, já que além de ressecar, quebrar e embaraçar com facilidade, oferece ainda pouco volume ao penteado.

Se você tem este tipo de cabelo, delicado e frágil, necessita de cuidados diários especiais para que eles se mantenham saudáveis.

Saiba mais sobre os cabelos finos, e conheça várias dicas importantes para o manter saudável e lhe dar mais volume. Confira.

Cuidados a ter com o Cabelo liso e fino

Cabelo liso e fino

A espessura de um fio de cabelo é determinada pelo seu córtex, uma das três camadas que constitui um cabelo. O córtex é responsável pela elasticidade, força, cor e volume do fio, e como tal, quanto menor o seu diâmetro, mais fino e frágil será o cabelo.

As causas para ter o cabelo fino estão na grande maioria dos casos ligadas à própria genética da pessoa, havendo no entanto algumas situações raras onde existem carências nutricionais ou doenças raras a provocar a pouca espessura do fio.

Para as mulheres que têm naturalmente o cabelo liso e fino, deixamos de seguida várias dicas sobre como cuidar dos seus fios, e ainda, o corte mais adequado e os produtos específicos.

Cuidados com o cabelo liso e fino

Confira de seguida vários cuidados importantes para manter o seu cabelo liso e fino mais saudável, e ainda, para conferir maior volume aos fios. Estes cuidados incluem:

Lavar o cabelo frequentemente

Ao contrário dos cabelos cacheados, os cabelos lisos e finos são, na sua maioria, cabelos oleosos. Como tal, necessitam de mais lavagens, de modo que o excesso de oleosidade produzida pelo couro cabeludo não se acumule e não o deixe com um aspeto sujo e demasiado brilhante.

Não aplicar o condicionador na raiz

O condicionador é um produto que contém na sua composição ingredientes como silicone e óleos, que faz com que os fios pesem mais.

Como a sua função é deixar os fios mais macios e melhorar a textura dos cabelos, deve evitar usar o condicionar perto da raiz, preferencialmente abaixo da altura dos ombros.

Não dormir com o cabelo molhado

Ao contrário dos cabelos mais grossos, os fios lisos e finos têm mais dificuldade em voltar à sua forma habitual depois de dormir.

Como tal, se dormir com o cabelo molhado, ele pode ganhar efeitos dos quais não se conseguirá livrar tão cedo. Caso tenha mesmo que o fazer, excecionalmente trance o cabelo molhado.

Não sair para a rua com o cabelo úmido

O cabelo liso e fino, caso seque ao vento, pode ficar com formatos inestéticos, e além disso, com uma aparência baça. Assim, para evitar isso, deve secar totalmente o cabelo em casa, escovando-o depois a partir de várias posições.

Para dar mais volume depois de o cabelo estar seco, pode apostar em aplicar um pouco de pomada.

Não usar chapinha ou secador

Quando estiver a secar o seu cabelo, prefira fazê-lo sem recorrer à chapinha ou ao secador. Devido às suas altas temperaturas, estes métodos danificam a cutícula que reveste o fio.

Caso tenha mesmo de utilizar o secador, use a temperatura mais baixa do aparelho, mantenha-o afastado pelo menos 3 cm do couro cabeludo, e aplique antes um protetor térmico.

Pentear corretamente o cabelo após secagem

Os fios lisos e finos quebram com facilidade. Como tal, após secar o cabelo, deve antes desembaraçar os fios, e apenas depois, penteá-los até à raiz.

Depois de penteados, pode prender os fios com uma trança ou um coque durante 3 dias, sem estarem muito tensos, para os proteger.

Pentear o cabelo para dar mais volume

Uma forma bastante eficaz de dar um pouco mais de volume ao cabelo liso e fino e jogá-lo para a frente, e depois então, penteá-los.

Evitar mousse e gel

Estes produtos retiram o pouco volume que o seu cabelo já tem. Como tal, aposte em sprays mais leves, como por exemplo, aqueles feitos à base de sal marinho.

Não usar pentes de plástico no cabelo seco

Os pentes de plástico deixam o seu cabelo mais estático, e como tal, oferecem menos volume que os pentes de metal. Como tal, evite os primeiros e escolha os segundos.

Hidratar os fios

A cada 15 dias deve fazer uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, apostando em produtos que contenham queratina, para manter os fios resistentes e fortes.

Não forçar o cabelo

Sempre que tiver os seus cabelos lisos e finos com oleosidade a mais, e não tiver a oportunidade de os lavar nesse momento, não desespere nem procure forçar os fios. Apanhe-o num rabo-de-cavalo, que ajudará a disfarçar até chegar a casa.

Produtos para cabelo liso e fino

A escolha dos produtos para cabelo liso e fino reveste-se de grande importância, já que a utilização de produtos não adequados prejudica os fios e piora o seu aspeto.

Pelo contrário, produtos apropriados irão deixar os fios reparados, hidratados, brilhantes e mais leves.

As pessoas com cabelo liso e fino têm a tendência para ter um couro cabeludo mais oleoso, e como tal, necessita de lavagens mais frequentes.

Para isso, deverá usar um shampoo adequado e suave, e um condicionador que ajude a dar volume. Existem ainda produtos, cremes e séruns espessadores que ajudam a fortalecer e a dar mais volume ao fio.

No entanto, seja qual for o produto, tenha em atenção que ele não deve conter álcool, pois este irá tornar os fios ainda mais frágeis e finos.

Entre os vários produtos no mercado para cabelo liso e fino, destacamos o shampoo e condicionador para cabelo liso e sedoso da marca Pantene, e a gama Quera-Liso Leve e Sedoso, para cabelos naturalmente lisos, da Elseve L’Oreal Paris.

Uma das dicas mais importantes, no que aos produtos diz respeito, é não utilizar cremes a mais.

As mulheres mais jovens e inexperientes, na tentativa de resolver o seu problema e dar mais volume ou cachos, caem no erro de experimentarem todos os produtos usados e recomendados pelas amigas, deixando o seu cabelo ainda mais oleoso e sem graça.

Se tem dúvidas quando aos produtos utilizar, consulte um profissional cabeleireiro, e ele a ajudará.

O melhor corte para cabelos lisos e finos

Um corte de cabelo bem escolhido é a diferença entre ter um cabelo liso e fino sem graça, ou um cabelo liso e fino com volume.

Um dos erros é pensar que basta o corte ter várias camadas para o volume surgir naturalmente. O problema é que, se as camadas não tiverem o comprimento ideal, isso ainda irá piorar mais o seu aspeto.

Dessa forma, o corte ideal será longo, em ondas de várias camadas longas, e que aproveitem a fluidez natural dos cabelos mais lisos.

Para dar ainda mais volume, o corte deve deixar os fios apoiados e dobrados sobre os ombros.

O melhor corte para cabelo liso e fino

Uma dica importante é evitar a franja. Ao contrário do que é o pensamento de muitas mulheres, a franja não irá ajudar a dar mais volume.

Pelo contrário, como o cabelo fino e liso e mais oleoso, terá de passar muitas vezes a mão pela franja para corrigir o seu posicionamento.

Outro cuidado que as mulheres com cabelo liso e fino devem ter é cortar regularmente nas pontas, já que este tipo de cabelo tende a ficar com pontas espigadas.

Em último caso, se tiver uma ocasião importante e não vê forma de deixar o seu cabelo com uma aparência que considere aceitável para esse momento, deixe os cabeleireiros agirem.

Mesmo que sinta que está a fazer um penteado digna de noiva, será melhor assim, do que ele se desfazer a meio do evento.