-->Como Curar a Sinusite Aguda e Crônica - Educar Saúde

Como Curar a Sinusite Aguda e Crônica

Publicado em 08/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios da face, podendo ser classificada como aguda ou crônica, consoante a sua duração. Apesar de ser um problema que muitas vezes aparece de forma decorrente, na realidade, existe cura da sinusite.

sinusite aguda

Através da toma correta e integral dos medicamentos prescritos, juntamente com uma limpeza diária nasal e algumas mudanças nos hábitos de vida, é possível ficar curado da sinusite. De seguida saiba mais sobre a cura da sinusite aguda e crônica.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos discutidos neste Guia

Cura da sinusite aguda

Uma sinusite aguda ocorre quando a crise tem uma duração até 4 semanas. Nalguns casos, se os sintomas desaparecerem até às 8 semanas, ainda pode ser classificada dessa forma.

Para tratar a sinusite aguda é necessário seguir o tratamento prescrito pelo médico durante o tempo recomendado, mesmo que os sintomas entretanto diminuem de intensidade ou desapareçam.

Paralelamente, deve evitar locais com ar poluído, locais com muitas pessoas, locais com o ar seco ou com ar condicionado, e ter sempre a casa, ou qualquer outro local onde passe muito tempo, cuidadosamente limpa.

Cura da sinusite crônica

Quando os sintomas de sinusite não desaparecem até às 8 semanas, e prolonga-se para lá das 12 semanas, esta é classificada de crônica.

O tratamento para a sinusite crônica não será muito diferente da sinusite aguda, mas os cuidados terão de ser muito mais rigorosos e intensos.

Contudo, muitas vezes nem mesmo com o tratamento correto os sintomas desaparecem, prolongando-se o problema por mais de 3 meses. Para estes casos existe uma solução cirúrgica.

A cirurgia para sinusite é apenas indicada para os pacientes com sinusite crônica, ou então, para todos aqueles que sofrem várias crises agudas ao longo do ano, e cujo problema seja causado por algum aspeto anatómico na zona dos seios.

A cirurgia para a sinusite é um procedimento fácil de ser feito, sendo realizado no consultório do médico.

Este procedimento consiste na inserção de duas cânulas finas, uma com uma microcâmera na sua ponta, e outra com a qual fará a abertura de espaço necessária.

Não é necessário fazer nenhum corte na pele, bastando o ponto de inserção.

Cura natural para sinusite

eucalipto

Na cura da sinusite, há ainda alguns remédios caseiros que podem complementar o tratamento médico, para ajudar a aliviar os sintomas.

Por exemplo, a inalação de vapores de chá de eucalipto ajuda a suavizar os sintomas e a descongestionar as vias nasais, sendo mais indicado para a sinusite alérgica.

É importante perceber que nenhum remédio caseiro substitui o tratamento médico.

Artigos Úteis

Nebulização para Sinusite

Tratamento Caseiro Para Sinusite Aguda

Remédio para Sinusite

Xarope para Sinusite

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook