-->Dança com Bebê   - Educar Saúde

Dança com Bebê  

Publicado em 22/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A dança com bebê é uma atividade onde a mãe executa movimentos de dança ao som de música, com o seu bebê pendurado num sling junto a si.

Aninhado na mãe, e embalado pelos movimentos de dança e pela música, o bebê sentirá grande prazer e bem-estar.

Esta atividade, além de ter efeitos muito benéficos no relaxamento do bebê, é igualmente uma forma de interação entre mãe e filho, com diversas vantagens para ambos.

A dança com o bebê é assim uma atividade estimulante, que permite às mães voltarem a sentir-se bem com o seu próprio corpo, e aos bebês, descobrir o mundo no conforto e segurança da proximidade e contacto com a mãe.

Conheça melhor a dança com o bebê, e confira as suas vantagens e desvantagens.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Como funciona a dança com bebê

A dança com bebê, também chamada de “baby dance”, é uma atividade terapêutica para mães e bebês. Nesta atividade, aliam-se movimentos suaves de dança, música tranquila e técnicas de massagem para bebês, criando-se assim um tempo de qualidade entre mãe e filho.

A aula de dança com bebê inicia-se com uma música calma e tranquila, ao mesmo tempo que as mães realizam uma massagem ao bebê com um óleo calmante.

De seguida, o bebê é colocado no sling (espécie de canguru) e a dança começa. Durante a dança, como o bebê está aninhado e aconchegado na segurança do sling, a mãe consegue ter alguma liberdade de movimentos.

Assim, a mãe dança enquanto o bebê sente um grande prazer e bem-estar pelos movimentos suaves.

Vantagens da dança com bebê

As vantagens desta terapia são várias. Assim, a dança com bebê é conhecida especialmente por conferir aos bebês mais tranquilidade, tornando-os menos chorões e birrentos, ao mesmo tempo que dormem melhor.

Devido à aproximação com a mãe e aos movimentos suaves ao som da música, o bebê acalma-se mais facilmente e melhora a ligação entre mãe e filho.

Além disso, nesta atividade, o bebê está a ser estimulado de várias formas, seja através dos sons da música e do canto da mãe, seja através da visão do que o rodeia, seja através do tato, com o contacto com a pele da mãe, ou seja através do olfato, com o cheiro da mãe.

Desvantagens da dança com bebê

O uso do sling nas aulas de dança com bebê implica um peso extra. Logo, não é recomendando o seu uso muito prolongado, de modo a não prejudicar a coluna da mãe.

Se a mãe já tiver problemas de coluna ou de dores de costas, então estas aulas são mesmo desaconselhadas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook