Decoração de Jardim

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Decoração de Jardim

Cada vez são mais e melhores as tentações para decorar os jardins. Fontes, estatuetas, vasos adornados com mosaicos, velas… Muitos pensam que a dificuldade está na escolha. Mas na verdade, difícil é conseguir equilibrar as ideias. O objectivo é ser original e integrar os elementos vegetais e decorativos, de forma a que fiquem harmonizados com o espaço envolvente. Resumindo, decorar o jardim é uma arte:

Estátuas
A ideia é requintada e fica a matar em jardins clássicos e de design geométrico. Os reflexos das estátuas em pequenos lagos é algo magnífico de ser ver. Mas atenção, estes adereços são de gosto duvidoso em jardins pequenos e/ou com pouca vegetação.

Inspiração vitoriana
Os britânicos são mestres na arte da jardinagem. Se quiser “roubar” ideias dos seus orgulhosos jardins vitorianos, não hesite em combinar o verde da vegetação com cadeiras de madeira, repuxos de água e românticos roseirais.

Só para quem pode…sonhar
No “espectro” oposto dos estilos, está uma pérgula inspirada nas belas paisagens da Toscânia. Como se não bastasse a beleza do cenário, sugere-se também um jogo de xadrez gigantesco feito na relva. Resultado: xeque-mate entre o contemporâneo e o tradicional!

Ideias coloridas
Às vezes para brilhar não é preciso muito. É tudo uma questão de contraste e equilíbrio. Neste caso é simples: um espaço à partida pouco atractivo e pouco arejado muda de rosto com a sugestiva aplicação de cores contrastantes.

O formato esculpido e impotente do cacto, “tempera” a vivacidade do quadro. De facto, as cores vivas ficam bem em portões grandes. É uma espécie de convite mágico a um jardim secreto. Sugere-se trepadeiras a animar o cenário.

Espiritualidade à solta
Para quem gosta de locais misteriosos, estátuas de anjos, deusas ou de outras figuras religiosas ficam a matar. Cuidado para que a ideia não se transforme numa espécie de campa mortuária. Para tal, sugerimos-lhe que não abuse de adereços destes. E os poucos que usar podem ser estrategicamente colacados em ramos de árvore.
Velas espalhadas pelo relvado, pedras pintadas com motivos étnicos ou “new age” são boas ideias, tanto para grandes como para pequenos jardins.