Dedo em Martelo

O dedo em martelo ou dedo em garra é uma lesão num tendão ou no osso da ponta do dedo do pé ou da mão. Também se chama “mallet finger”. O tendão (tecido que liga o músculo ao osso) pode ter sofrido um estiramento ou estar rasgado. Ou, o osso onde se faz a união com o tendão pode estar partido. Uma compressão no dedo acontece quando a ponta do dedo é apertada contra algo, ou sofre um impacto directo.

Continua depois da Publicidade

É uma lesão comum nas actividades desportivas. O seu dedo pode estar inchado, vermelho, e dorido. A ponta do dedo pode inclinar-se para baixo. Pode não conseguir fazer os movimentos normais com o dedo lesionado. Pode ser necessário fazer uma radiografia ao dedo. Geralmente demora entre quatro a oito semanas para curar a lesão.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

Deverá tomar sempre os medicamentos de acordo com as indicações dos médicos. Contacte o seu médico se pensar que os medicamentos não estão a ajudar, ou que está a ter efeitos secundários. Não deixe de os tomar enquanto não falar com o seu médico.

Guarde uma lista dos medicamentos que está a tomar, e de quando é que os toma. Quando for à consulta com o médico leve a lista dos medicamentos que está a tomar, ou o frasco dos comprimidos. Saiba porque é que toma cada medicamento. Peça ao seu médico mais informações sobre os medicamentos.

Pode utilizar ibuprofeno e paracetamol para as dores. Estes medicamentos podem ser adquiridos como medicamentos de venda livre. Não tome ibuprofeno se for alérgico(a) à aspirina.

Se tiver arranhado ou rasgado alguma porção de pele, também pode precisar de uma vacina contra o tétano ou de um antibiótico. Se apanhar a vacina contra o tétano, o seu braço pode ficar inchado, vermelho e quente ao toque no local da injecção. Esta é uma reacção normal ao medicamento na vacina. Se estiver a tomar antibióticos, tome-os até ao fim, mesmo no caso de se sentir melhor.

Prevenção – Cuidados a ter

Os médicos podem envolver o seu dedo com fita adesiva ou com uma ligadura elástica, para evitar os movimentos do dedo. Poderão dizer-lhe para manter esta tala constantemente durante seis a oito semanas. Pode ser necessário continuar a utilizar esta tala durante as actividades desportivas e durante mais seis a oito semanas.

Pode retirar a tala diariamente para lavar o dedo.
Quando estiver sem a tala, não tente dobrar a ponta do dedo.

Volte a colocar a tala o mais cedo possível. Quando voltar a colocar a fita adesiva, certifique-se de que a tala está no mesmo lugar e na mesma posição. Também pode voltar a colocar a fita se esta se molhar. Se o dedo estiver dormente ou com formigueiro, a tala pode estar demasiado apertada. Solte a fita para o dedo estar mais confortável.

Mova a parte do dedo lesionado que não esteja coberta pela tala, várias vezes por dia.

CONTACTE O SEU MÉDICO SE:

Tiver dores ou inchaço que esteja a piorar.
O seu dedo estiver mais inchado e muito vermelho.
O seu dedo estiver dormente, com formigueiro, ou frio, mesmo depois de soltar a fita.
O seu dedo tiver um aspecto branco ou azul, e estiver frio.

Tratamentos para o dedo em martelo

A parte mais importante no tratamento de uma lesão no dedo é descansar o dedo até este se curar. Descansar o máximo possível o dedo diminui o inchaço e permite curar a lesão.

Quando a dor diminuir, inicie movimentos normais e lentos. O gelo provoca a contracção (ficar mais pequenos) dos vasos sanguíneos, o que diminui a inflamação (inchaço, dor, e vermelhidão). Coloque gelo moído num saco plástico e cubra-o com uma toalha.

Coloque-a sobre o dedo durante 15 a 20 minutos, de hora a hora, enquanto for necessário. Não se esqueça do gelo, pois pode apanhar uma queimadura pelo frio. Mantenha a mão erguida acima do nível do coração. Isto ajuda a diminuir a dor e o inchaço.

Continua depois da Publicidade

Cirurgia para Dedo em Martelo

A deformidade grave requer uma cirurgia para endireitar a articulação, que pode provocar uma fusão nas articulações do dedo.

Se o seu dedo em martelo piorar, ou se o tratamento não-cirúrgico não ajudou a reduzir a sua dor, você pode pensar na cirurgia. O tipo de cirurgia a escolher depende da gravidade da sua situação e se a junta do dedo do pé é fixa ou flexível. As escolhas cirurgicas incluem:

Ressecção da cabeça da falange (artroplastia), na qual o cirurgião remove parte do osso do dedo do pé.
Artrodese, na qual o cirurgião remove parte da articulação, deixando os ossos do dedo do pé que se unem (fundem).
Cortar o tecido de suporte ou mover os tendões da articulação do dedo do pé.

Fotos

dedo do pé em martelo

 

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24