Defeito Congênito

Atualizado e Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 12/08/2019. Publicado originalmente em 1 de agosto de 2014

Um defeito congênito é um problema genético que resulta numa anomalia na formação de um bebê. Dessa forma, pode aparecer um defeito congênito em qualquer zona do corpo, desde músculos ou ossos, sistema digestivo, sistema nervoso, olhos, etc.

No caso dos defeitos congénitos musculares e ósseos, as zonas mais comummente afetadas são os quadris, a coluna vertebral, os pés e os membros inferiores, e os músculos e ossos do crânio e da face.

Na maioria das situações, o defeito é basicamente o desenvolvimento incompleto de um determinado órgão.

Atualmente, entre 3 a 4% de todos os recém nascidos têm algum defeito congênito relevante, por vezes sendo apenas detetados durante o crescimento.

Aliás, aos cinco anos, perto de 7% de todas as crianças são diagnosticadas com um defeito congênito, na maioria contudo, pouco relevante ou significativo. O aparecimento de defeitos congênitos é assim bastante habitual no ser humano.

Um defeito congênito pode variar entre leve e pouco relevante, até grave com necessidade de tratamento ou reparação. Os defeitos congênitos podem ser diagnosticados antes do nascimento, e nalguns casos, mesmo tratáveis enquanto o bebê está no útero.

Contudo, a maioria é tratada após o nascimento, ou até mesmo meses ou anos mais tarde. Se um defeito congênito grave não for tratado, o bebê pode ficar incapacitado de forma grave permanentemente.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 12/08/19