Deixar de fumar – Champix® (vareniclina)

Publicado em 24/02/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Champix® eficaz nos doentes com DPOC

Publicidade

Estudo revelou que 42, 3 por cento dos doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) deixou de fumar com vareniclina. O fármaco, produzido pelo laboratório farmacêutico Pfizer, constitui um meio eficaz de cessação dos hábitos tabágicos num grupo de doentes difíceis de tratar, com elevada dependência da nicotina.

A vareniclina estimula parcialmente os receptores de nicotina existentes no cérebro, o que ajuda a reduzir os sintomas provocados pela abstinência do cigarro.

Na 75ª Assembleia Científica Internacional Anual do American College of Chest Physicians (ACCP), CHEST 2009, os resultados de um estudo demonstraram que 42, 3 por cento dos doentes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), ligeira a moderada, que tomaram Champix® (vareniclina) foram capazes de deixar de fumar e de manter abstinência do tabaco durante as últimas quatro semanas de tratamento (semanas 9-12), em comparação com 8, 8 por cento dos doentes que receberam placebo (p

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde está fortemente empenhado em promover a ideia de que fumar prejudica as pessoas, em casa, em particular as crianças, nos locais de trabalho e em espaços públicos fechados. A ideia centra-se na promoção de estilos de vida saudáveis, onde deixar de fumar será uma meta a atingir.

Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. As pessoas que deixam de fumar vivem em média mais 10 anos, quando comparadas com aquelas que continuam a fumar.

Um ex-fumador reduz para metade o risco de sofrer uma doença cardiovascular, em comparação com o verificado nas pessoas que continuaram a fumar. Após 5 a 15 anos, o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) iguala o dos não-fumadores.

O risco de cancro e de doenças respiratórias começa também a diminuir a partir do momento em que se para de fumar:

Publicidade

Após 5 anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago diminui para metade, continuando a diminuir a partir daí.

Publicidade

Após 10 anos, o risco de cancro do pulmão diminui para metade do verificado em fumadores. O risco de cancro em outras localizações regista também uma diminuição.

Se é um dos 7 em 10 fumadores que quer deixar de fumar não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Ler Também:

NicVax – A Vacina para Deixar de Fumar

Saiba mais sobre:
Autor
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade

Deixar de fumar – Champix® (vareniclina)