Muita gente ainda crê que uma dentadura oferece o risco de cair facilmente durante a mastigação de alimentos, mas a verdade é que, a estabilidade de uma dentadura é algo que estará altamente dependente do tipo da mesma.
Sendo que existem diversas opções disponíveis no mercado, será possível encontrar dentaduras fixas e dentaduras semi-fixas.
Dependendo da sua situação pessoal e possibilidades financeiras, uma opção poderá revelar-se melhor do que a outra, mas qualquer uma delas representará uma ajuda importantíssima no preenchimento dos dentes em falta.
Dentadura fixa
A dentadura fixa consiste na colocação de implantes que, por serem inseridos no osso do paciente conseguirão manter um perfeito nível de estabilidade, eliminando assim as possibilidades de virem a cair durante a mastigação.
Outra grande vantagem de uma dentadura fixa é a grande semelhança que possuem com os dentes naturais, conseguindo assim simular na perfeição, não só o aspecto, como também a sensação e funcionalidade dos seus dentes verdadeiros.
Quando feita a partir de materiais de elevada qualidade, a dentadura fixa revelar-se-á surpreendentemente durável, havendo já casos que comprovam uma durabilidade capaz de ultrapassar os 30 anos.
Isto faz de uma dentadura deste género um excelente investimento para o futuro.
O procedimento envolvido na aplicação de uma dentadura deste tipo não é, de todo, doloroso, uma vez que é feito sob o efeito de uma anestesia.
A cicatrização dá-se em poucas semanas, o que significa que não precisará de esperar muito até poder começar a dar livre uso à sua dentadura.
Se o objectivo é simular na perfeição os dentes naturais, então nenhuma outra alternativa fará um melhor serviço.
Dentadura semi-fixa
As dentaduras semi-fixas representam as opções mais convencionais para a substituição de dentes.
Este tipo de prótese, também chamado de overdenture, é suportado por 2 a 4 implantes, e oferece uma boa retenção,que permitirá à prótese manter-se fixa na maior parte do tempo.
No entanto, apesar destas dentaduras conseguirem oferecer um nível decente de estabilidade, podem ser removidas caso assim se pretenda, e geralmente precisam de sê-lo para que possa ser efectuada uma higienização verdadeiramente cuidada e completa.
Quando a dentadura semi-fixa é de qualidade, não compromete a mastigação, e é capaz de oferecer níveis de conforto bem satisfatórios.
No entanto, possui o inconveniente de alguns dos seus componentes terem de ser substituídos periodicamente, de forma a que a qualidade da sua utilização não seja comprometida.
Como é óbvio, os resultados obtidos através de uma dentadura semi-fixa não são tão impressionantes quanto os de uma dentadura fixa.
No entanto, para quem necessita de substituir muitos dentes e não se encontra em posição financeira de pagar os valores elevados que os caracterizam, a dentadura semi-fixa poderá revelar-se como uma opção bastante viável, que caso seja de elevada qualidade dificilmente lhe oferecerá quaisquer tipos de problemas.
Qual escolher?
Esta é uma pergunta à qual só o paciente poderá responder.
Não olhando a preços, é óbvio que uma dentadura fixa é a mais aconselhável.
No entanto, nem todos podem suportar os custos que lhes estão associados, por isso é importante não descartar a possibilidade de escolha de uma prótese semi-fixa, na medida em que também se podem revelar como alternativas bastante viáveis.
Ainda que o à-vontade financeiro não seja muito, caso o número de dentes a ser substituído seja muito reduzido, vale a pena fazer um esforço e investir o necessário numa boa dentadura fixa, na medida em que muitas serão as vantagens que daí poderá retirar para o futuro.
Felizmente, hoje em dia já existem diversas opções de financiamento que têm como objectivo auxiliar no pagamento dos custos de despesas dentárias, pelo que, vale a pena explorar o mercado e aproveitar as oportunidades disponíveis.
As dentaduras semi-fixas costumam ser mais baratas.
No entanto, é imprescindível não negligenciar a importância da escolha de uma dentadura de excelente qualidade, e essas, ainda que semi-fixas, também se poderão apresentar extremamente dispendiosas.
Apesar de haver alternativas extremamente económicas no mercado, a compra de uma dentadura demasiado barata poderá resultar em sérios problemas de qualidade, o que poderá vir a atrapalhar imenso o seu dia-a-dia, obrigando-o assim a investir ainda mais dinheiro na compra de uma nova dentadura passado algum tempo.
Faça uma escolha consciente, e nunca subestime a importância de um material de qualidade superior.
Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914
A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.
Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.
Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.
Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.
Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914
Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.