-->Dentadura Fixa e Semi-Fixa - Educar Saúde

Dentadura Fixa e Semi-Fixa

Publicado em 22/01/2017. Revisado por Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914) a 20 novembro 2018

Muita gente ainda crê que uma dentadura oferece o risco de cair facilmente durante a mastigação de alimentos, mas a verdade é que, a estabilidade de uma dentadura é algo que estará altamente dependente do tipo da mesma.

Sendo que existem diversas opções disponíveis no mercado, será possível encontrar dentaduras fixas e dentaduras semi-fixas.

Dependendo da sua situação pessoal e possibilidades financeiras, uma opção poderá revelar-se melhor do que a outra, mas qualquer uma delas representará uma ajuda importantíssima no preenchimento dos dentes em falta.

Dentadura Fixa

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Dentadura fixa

A dentadura fixa consiste na colocação de implantes que, por serem inseridos no osso do paciente conseguirão manter um perfeito nível de estabilidade, eliminando assim as possibilidades de virem a cair durante a mastigação.

Outra grande vantagem de uma dentadura fixa é a grande semelhança que possuem com os dentes naturais, conseguindo assim simular na perfeição, não só o aspecto, como também a sensação e funcionalidade dos seus dentes verdadeiros.

Quando feita a partir de materiais de elevada qualidade, a dentadura fixa revelar-se-á surpreendentemente durável, havendo já casos que comprovam uma durabilidade capaz de ultrapassar os 30 anos.

Isto faz de uma dentadura deste género um excelente investimento para o futuro.

O procedimento envolvido na aplicação de uma dentadura deste tipo não é, de todo, doloroso, uma vez que é feito sob o efeito de uma anestesia.

A cicatrização dá-se em poucas semanas, o que significa que não precisará de esperar muito até poder começar a dar livre uso à sua dentadura.

Se o objectivo é simular na perfeição os dentes naturais, então nenhuma outra alternativa fará um melhor serviço.

Dentadura semi-fixa

As dentaduras semi-fixas representam as opções mais convencionais para a substituição de dentes.

Este tipo de prótese, também chamado de overdenture, é suportado por 2 a 4 implantes, e oferece uma boa retenção,que permitirá à prótese manter-se fixa na maior parte do tempo.

No entanto, apesar destas dentaduras conseguirem oferecer um nível decente de estabilidade, podem ser removidas caso assim se pretenda, e geralmente precisam de sê-lo para que possa ser efectuada uma higienização verdadeiramente cuidada e completa.

Quando a dentadura semi-fixa é de qualidade, não compromete a mastigação, e é capaz de oferecer níveis de conforto bem satisfatórios.

No entanto, possui o inconveniente de alguns dos seus componentes terem de ser substituídos periodicamente, de forma a que a qualidade da sua utilização não seja comprometida.

Como é óbvio, os resultados obtidos através de uma dentadura semi-fixa não são tão impressionantes quanto os de uma dentadura fixa.

No entanto, para quem necessita de substituir muitos dentes e não se encontra em posição financeira de pagar os valores elevados que os caracterizam, a dentadura semi-fixa poderá revelar-se como uma opção bastante viável, que caso seja de elevada qualidade dificilmente lhe oferecerá quaisquer tipos de problemas.

Qual escolher?

Esta é uma pergunta à qual só o paciente poderá responder.

Não olhando a preços, é óbvio que uma dentadura fixa é a mais aconselhável.

No entanto, nem todos podem suportar os custos que lhes estão associados, por isso é importante não descartar a possibilidade de escolha de uma prótese semi-fixa, na medida em que também se podem revelar como alternativas bastante viáveis.

Ainda que o à-vontade financeiro não seja muito, caso o número de dentes a ser substituído seja muito reduzido, vale a pena fazer um esforço e investir o necessário numa boa dentadura fixa, na medida em que muitas serão as vantagens que daí poderá retirar para o futuro.

Felizmente, hoje em dia já existem diversas opções de financiamento que têm como objectivo auxiliar no pagamento dos custos de despesas dentárias, pelo que, vale a pena explorar o mercado e aproveitar as oportunidades disponíveis.

As dentaduras semi-fixas costumam ser mais baratas.

No entanto, é imprescindível não negligenciar a importância da escolha de uma dentadura de excelente qualidade, e essas, ainda que semi-fixas, também se poderão apresentar extremamente dispendiosas.

Apesar de haver alternativas extremamente económicas no mercado, a compra de uma dentadura demasiado barata poderá resultar em sérios problemas de qualidade, o que poderá vir a atrapalhar imenso o seu dia-a-dia, obrigando-o assim a investir ainda mais dinheiro na compra de uma nova dentadura passado algum tempo.

Faça uma escolha consciente, e nunca subestime a importância de um material de qualidade superior.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914)

Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914

A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.

Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.

Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.

Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.

Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914

Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300

Também pode encontrar a Raquel no Linkedin e no Instagram