Dentes de Leite

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Os dentes de leite são os primeiros dentes que surgem e caracterizam-se por serem pequenos e muito brancos.

dentes de leite

Estes dentes começam a surgir após o terceiro mês de vida e, geralmente, aos 3 anos de idade já nasceram todos.

Sempre que um dente de leite está a nascer, o bebê pode sentir dores nas gengivas, fazer febre baixa, ficar mal humorado e ter dificuldade em comer e dormir.

Para ajudar o bebê a sentir-se mais confortável, os pais podem dar-lhe anéis de dentição ou aplicar géis calmantes apropriados nas gengivas. É importante utilizar apenas produtos especialmente desenvolvidos para os bebês.

Cuidados a ter com os dentes de leite

Os dentes de leite serão substituídos por dentes definitivos durante duas fases do crescimento da criança, primeiro entre os 6 e 8 anos de idades e depois entre os 10 e os 12 anos.

Apesar dos dentes de leite não serem definitivos devem ser cuidados, por forma a evitar a formação de cáries e o desenvolvimento de problemas dentários definitivos.

Os dentes de leite deve ser lavados diariamente. Até os 2 anos de idade basta usar em escova de dentes, mas é importante escovar bem todos os dentes existentes.

A partir dos 2 anos de idade, já se pode usar uma paste de dentes específica para a idade da criança, por forma a assegurar uma lavagem eficaz dos dentes.

Os mais pequenos devem ser incentivados a lavar os dentes sozinhos, mas sempre com o acompanhamento de um adulto que deve garantir que a criança utiliza a quantidade certa de pasta de dentes.

Se algum dente de leite se partir isso não deve ser ignorado e a criança deve ser levada ao dentista. Por vezes, ainda é possível colar o dente que se partiu. Um dente de leite partido e que não é devidamente tratado pode fazer com que o dente definitivo nasça torto.