-->Dentes do Bebê - Educar Saúde

Dentes do Bebê

Publicado em 21/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O nascimento dos primeiros dentes do bebê representa muitas vezes um problema, uma vez que esta fase pode coincidir com o surgimento de sintomas como dores, febres, diarreias e até infeções respiratórias.

Na verdade, não é o rompimento dos dentes que faz com que o bebê possa sofrer desses problemas, mas sim o facto de ele colocar todo o tipo de objetos na boca.

Adicionalmente, esta fase também é caraterizada pela alteração alimentar.

Por norma, os primeiros dentes do bebê nascem aos 6 meses de idade, sendo que também é neste momento que a sua alimentação sofre uma alteração drástica, com a introdução de novos alimentos (por esta altura, o bebê deixa de ser alimentado exclusivamente por leite materno ou por leite em pó).

A conjugação destes dois fatores torna o bebê mais suscetível a situações como a febre, diarreia e infeções respiratórias.

Como Facilitar A Fase de Nascimento dos Dentes

Por forma a atenuar os problemas relacionados com a erupção dos dentes do bebê, os pais devem ter alguns cuidados.

A principal medida preventiva para evitar os problemas que surgem nesta fase é evitar que o bebê coloque objetos estranhos na boca.

Os próprios mordedores para bebês devem ser cuidadosamente limpos, para evitar que o bebê coloque um objeto sujo na sua boca.

A alteração alimentar também deve ser realizada de forma progressiva.

Ao fazer uma introdução mais lenta e controlada dos alimentos é possível detetar possíveis alergias e intolerâncias alimentares e dessa forma, excluir os alimentos que provocam diarreias ao bebê.

Com estas dicas é possível controlar alguns dos problemas habitualmente associados ao nascimento dos dentes do bebê, mas ainda assim o bebê pode ter um dia ou dois de febre.

Sempre que a febre se prolongar por mais de três dias deve-se consultar o pediatra, informando sobre a persistência deste sintoma.

Conheça 6 Remédios Caseiros para Aliviar os Sintomas dos Primeiros Dentes do Bebê

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook