Dentes Saudáveis desde Bebê

Revisado por Equipe Editorial a 28 outubro 2018

Os dentes são fundamentais numa grande parte dos animais, principalmente dos mamíferos. O ser humano não é excepção, e utilizamos os nossos dentes para muitas coisas diariamente.

Por um lado, são eles que nos permitem desfazer diversos alimentos em pedaços mais pequenos, para que os consigamos digerir de uma forma adequada. Assim sendo, são fundamentais para o nosso processo alimentar normal.

Para além disso, os dentes são ainda uma ajuda para a nossa dicção, tendo um papel importante na forma como falamos.

É preciso que tenhamos muito cuidado com os nossos dentes ao longo da nossa vida, pois a boca é uma área que geralmente está muito exposta a micróbios e bactérias, sendo por isso a higiene oral fundamental.

Se esta higiene oral é um hábito frequente e já adquirido nos adultos, é fundamental que desde logo bebés comecemos a formar uma dentição saudável.

Para isso, é importante a higiene cuidada logo desde muito cedo, para que possamos formar uma dentição saudável a longo prazo. Os dentes, no bebé, começam a ser formados ainda durante a gravidez.

Logo aqui é fundamental que a alimentação que a mãe ingere (e consequentemente fornece ao bebé) seja rica em cálcio e flúor, para que os dentes comecem o seu desenvolvimento inicial da melhor forma.

A primeira dentição que os bebés têm são os dentes de leite, que mais tarde serão substituídos por outros dentes. Apesar de estes dentes serem temporários, não devem ser menosprezados.

O seu cuidado tratamento é fundamental para que a dentição substituta (a definitiva) venha a ser saudável e bem definida. Os dentes são muito importantes para além do que aqui já foi falado.

Ajudam ainda à respiração, desenvolvimento e definição dos maxilares, e no caso dos dentes de leite ajudam a definir o espaço para os dentes definitivos.

Assim sendo, a higiene oral é fundamental desde cedo. Não se deve utilizar logo escova e pasta de dentes, mas a utilização de gazes ou panos especiais (limpos) pode ser uma boa forma de fazer a limpeza dentária em estágios iniciais da vida de um bebé.