Como fazer depilação com cera sozinha

Você é daquelas mulheres que gosta de poupar dinheiro em pequenas coisas essenciais do dia-a-dia, sem no entanto prescindir delas? Então este artigo é feito a pensar em si.

Continua depois da Publicidade

Se há cuidado de beleza que quase nenhuma mulher dispensa é a depilação. Se está a pensar em depilar-se em casa, aqui poderá aprender como fazer a depilação com cera sozinha.

Abaixo pode conferir vários tipos de cera, como fazer a depilação sozinha passo a passo, e ainda, algumas dicas e cuidados a ter.

Tipos de cera

Existem vários tipos de cera, cada qual mais específico para o tipo de pele e para o local que pretende depilar.

Podemos dividir as ceras em dois grandes grupos: a cera quente e a cera fria. Confira de seguida as características de cada uma e para que situações são mais indicadas.

Cera fria

A cera fria é um tipo de cera mais indicada para mulheres, ou homens, com os pelos com um comprimento grande, caso contrário pode não conseguir tirar os pelos pela raiz.

Mais adequada para mulheres com sensibilidade ao calor ou com varizes, a cera fria é no entanto mais dolorosa que a cera quente.

Uma vantagem desta cera é o facto de se transportar e aplicar de uma forma mais simples, o que a torna especialmente útil para quando vai viajar e quer ir preparada para uma solução prática, ou então, para quando tem pouco tempo disponível.

Cera quente

A cera quente é um tipo de cera que pode ser aplicada em qualquer parte do corpo, sendo mais adequada para as zonas mais sensíveis e mais pequenas que pretende depilar, como as virilhas, buço e as axilas.

Esta cera é ótima para quem tem maior sensibilidade à dor pois o calor ajuda a dilatar os poros da pele, o que promove a redução da dor e torna mais fácil a remoção do pelo.

No entanto, este tipo de cera é contraindicada para pessoas com muita sensibilidade ao calor ou que tenham muitas varizes.

Dentro de cada grupo há depois vários tipos de cera, cada um com princípios ativos mais adequados para os diferentes tipos de pele.

Há por isso ceras quentes e frias com características calmantes, antioxidantes, hidratantes, entre várias outras.

Confira de seguida como fazer a depilação com cera quente ou fria em casa.

Como fazer a depilação com cera fria sozinha

Confira de seguida o passo a passo sobre como fazer a depilação em casa com cera fria.

Continua depois da Publicidade

Como fazer depilação com cera fria sozinha

Passo 1 – A cera fria, apesar de ter este nome, é aplicada com uma temperatura semi-quente.

Assim, para aquecer a cera, deve esfregar um pouco as folhas entre as suas mãos, durante cerca de 10 a 15 segundos.

No final, separe lentamente as duas folhas para a sua aplicação.

Passo 2 – Ao aplicar a banda depilatória deve fazê-lo no sentido do crescimento dos pelos, pressionando de modo a aderir o máximo possível.

Se uma determinada região tiver várias direções diferentes, pode aplicar duas vezes, com sentidos diferentes.

Este cuidado deve ser seguido em todas as zonas do seu corpo, sendo essencial para aumentar a eficácia da remoção do pelo e reduzir a dor.

Pode utilizar a mesma banda várias vezes, até que ela perca a sua aderência.

Quando isso acontecer, a banda deve ser rejeitada e deitada no lixo.

Passo 3 – Depois de aplicada a banda depilatória, deve retirá-la com um movimento rápido, no sentido oposto ao do crescimento do pelo.

Se ficarem alguns pelos, pode voltar a aplicar a banda e repetir o movimento. Se mesmo assim sobrarem alguns, deve retirá-los com uma pinça.

Aprenda Como Remover os Pelos do Buço Naturalmente

Como fazer depilação com cera quente sozinha

Ao contrário da cera fria, onde são usadas bandas depilatórias, ou folhas de depilação, na cera quente é necessário aplicar a cera previamente aquecida com uma espátula ou com roll on.

Confira de seguida o passo a passo sobre como fazer depilação com cera quente sozinha.

Como fazer depilação com cera quente sozinha

Passo 1 – Comece por aquecer a cera até que esta esteja suficientemente líquida para deslizar na pele, e assim, poder ser facilmente aplicada.

Continua depois da Publicidade

A cera quente pode estar sobre a forma de pequenos discos, sendo derretida num recipiente próprio e aplicada com uma espátula, ou sobre a forma de um roll on, que é aquecido num aparelho específico.

Para confirmar se a cera está pronta a ser aplicada, deve passar numa folha de papel. Se deslizar bem, pode começar a passar na pele.

Passo 2 – Aplique a cera quente na pele, no sentido do crescimento dos pelos. Esta cera pode ser aplicada em qualquer região do corpo, sempre na direção do crescimento do pelo.

Passo 3 – Depois de aplicada a cera, coloque a folha por cima e pressione bem. De seguida retire-a com um movimento rápido, no sentido oposto ao crescimento do pelo.

Caso não consiga retirar todos os pelos, pode novamente passar a folha, e no fim, retirar os restantes com ajuda de uma pinça.

Como fazer depilação íntima com cera quente

Se pretende também fazer a depilação íntima em casa, confira de seguida o passo a passo, e ainda, alguns cuidados essenciais para que o processo seja mais eficaz e perfeito possível.

Passo 1 – Comece por aquecer a cera.

Nestes locais é mais prático optar pela cera quente aplicada com espátula. Ao aquecer a cera quente, tenha o cuidado de não deixar que a temperatura fique demasiado alta, já que estas zonas do corpo têm uma pele mais sensível.

Passo 2 – Aplique a cera no sentido do crescimento dos pelos, começando a depilação de cima para baixo, e de fora para dentro.

Passo 3 – Após a aplicação da cera, coloque a banda e retire-a num movimento rápido e único, no sentido contrário ao crescimento dos pelos. No final, aplique um creme calmante nas zonas íntimas depiladas.

Cuidados a ter quando fizer depilação com cera sozinha

Ao fazer a depilação em casa há alguns cuidados essenciais que deve ter de modo a que garantir a segurança e saúde da sua pele.

Confira de seguida os cuidados a ter quando faz a depilação com cera sozinha.

– O material utilizado na depilação, como luvas, espátulas, folhas e ceras, devem ser descartáveis e de uso único. Além disso, utilize apenas folhas próprias, específicas para a depilação.

– No final da depilação, seja com cera quente ou fria, deve aplicar um pouco de óleo corporal, que irá ajudar a retirar e remover quaisquer resíduos de cera.

Deve evitar utilizar álcool, sabonete, sabão ou água para limpar a cera da zona depilada.

– Após a depilação é natural a pele ficar um pouco sensível e avermelhada. Como tal, para aliviar esse desconforto, pode passar um creme calmante ou colocar uma compressa fria nessa região.

– Alguns dias antes de fazer a depilação nas virilhas (3 dias) deve fazer uma esfoliação nessa área, pois irá preparar a pele para a depilação e prevenir o surgimento de pelos encravados.

– As ceras reutilizáveis podem dar origem a infeções, logo, todas as ceras que utilizar na depilação caseira deve ser deitadas fora, sem as voltar a utilizar.

– Durante as 24 horas após a depilação íntima, deve evitar expor essa região ao sol

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24