Depois da Gravidez – Exercícios para voltar a estar em forma

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Depois da Gravidez -Exercícios para voltar a estar em forma. O ideal é que a nova mãe se inscreva num curso de recuperação pós-parto, onde os exercícios serão supervisados por uma monitora especializada

As aulas de ginástica pós-parto vão dar-lhe a possibilidade de colocar todas as sua dúvidas com uma enfermeira ou com um ginecologista e de conhecer outras mães em situação semelhante.

Contudo, nem sempre existe um centro perto de casa, e nem todas as mulheres estão dispostas a procurar um. Nestes casos, podem realizar os exercícios de ginástica que propomos nesta reportagem. São exercícios fáceis e altamente eficazes:

No início é suficiente praticá-los durante 10 ou 15 minutos por dia. Até à 7ª ou 8ª semana, tanto o fundo da pélvis (que deve ser exercitada tal como nos ensinaram nos cursos de educação materna) como o útero estarão recuperados e a sessão poderá prolongar-se mais.

Nos primeiros dias convém praticar lentamente, sem exigir demasiado. Os tendões e os músculos dos órgãos implicados no parto estão ainda relaxados e frouxos. A maioria das mulheres comenta que não sentem essa parte do corpo depois de dar à luz. Não convém que comecem enquanto não recuperarem a sensibilidade. Caso contrário, poderiam forçar demasiado a musculatura. A respiração é muito importante; deve-se inspirar conscientemente e muito fundo em cada exercício, e expulsar o ar lentamente.

A partir do quarto mês já pode praticar outro estilo de exercícios, sempre e quando não se sentir mal ao praticar. As mães que se dedicam ao desporto de alta competição deverão esperar um pouco mais para voltar aos treinos.
Õ passeio diário do bebé também é muito benéfico para ela. Caminhar favorece a circulação sanguínea e a perda de peso, entre outras coisas. Se a mulher está habituada a duches alternados de água fria e quente, poderá também tomá-los à vontade pois que também serão úteis para a sua recuperação.

Ler tambem: Ginastica com o Bebe: Exercicios Abdominais do nosso Guia da Gravidez.