Depurativo do Sangue Caseiro

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O sangue é algo que tem muita importância no nosso organismo, por vezes muito mais do que aquela que pensamos que possa ter.

No fundo, o sangue é um veículo de transporte para muitas substâncias, sendo responsável por fazer chegar a quase todo o corpo uma enorme quantidade de substâncias importantes e fundamentais para o nosso organismo.

Um dos elementos que o nosso sangue transporta é o oxigénio, totalmente fundamental para o bom funcionamento de todos os órgãos do nosso corpo.

A verdade é que a quantidade de sangue que um ser humano possui ainda é significativa, e de facto a irrigação correta do sangue é fundamental para que o nosso organismo possa funcionar perfeitamente bem e de acordo com as necessidades de todos os órgãos.

Poderá acontecer, e isto ocorre frequentemente, que o sangue transporte também alguns resíduos e algumas substâncias que não são tão desejáveis para o organismo.

É por isto que existem processos que se chamam limpadores e purificadores do sangue, isto é, que permitem tornar o sangue mais puro e no fundo mais saudável.

Depurativo do sangue caseiro

Apesar de existirem formas artificiais de fazer a purificação do sangue, existe um depurativo do sangue caseiro que poderá ser preparado em casa de forma bastante fácil.

Este depurativo é elaborado à base de uma planta com o nome dente-de-leão, e a ideia fulcral é preparar-se um chá depurativo, refrescante e purificante do organismo.

folhas secas de dente de leão

O chá de dente-de-leão (Taraxacum officinale) deverá ser confecionado com água e uma colher de chá de folhas secas de dente-de-leão.

Os trâmites desta preparação são os normais para a preparação de qualquer chá. Deve deixar-se a mistura ferver e esta deve ser bebida após preparada, cerca de 3 vezes por dia no intervalo das refeições.

Este tipo de remédios caseiros depurativos são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo e a sua utilização é recomendada e incentivada.

O dente-de-leão é uma planta depurativa e laxante indicada para purificar o nosso organismo de elementos tóxicos. Pode atuar no fígado, rim e vesícula biliar, e pelo seu efeito diurético evita o aparecimento de pedras nos rins (cálculos renais).

É Também um tónico digestivo maravilhoso que ajuda a prevenir a obstipação (prisão de ventre) a ressaca do álcool.

Para uso tópico é eficaz na limpeza de impurezas da pele, acne e urticária. Estas propriedades devem-se ao seu conteúdo rico em inulina (um frutano), ácidos fenólicos, sais minerais, entre outras substâncias que aportam benefícios para a nossa pele.

Há muitos anos a raiz seca de dente-de-leão era utilizada como substituto da chicória (Cichorium intybus), que por sua vez era substituto do café.

Conheça os 10 Incríveis Benefícios da Raiz de Dente-de-leão