Dermatite Alérgica

Publicado em 11/07/2014. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

A dermatite alérgica, também conhecida como dermatite de contato, é uma inflamação que ocorre na pele, devido a uma resposta exagerada por parte do sistema imunitário a uma determinada substância alérgica ou irritativa.

Publicidade

Os produtos normalmente associados a esta inflamação na pele são produtos cosméticos, sabão, acetona, produtos de limpeza, o níquel da bijuteria, entre vários outros.

Neste artigo vamos descrever as principais causas da inflamação, bem como os seus sintomas e o tratamento mais adequado.

Causas

Existem diversas causas possíveis para o aparecimento de uma crise de dermatite alérgica, dependendo de pessoa para pessoa.

Entre as várias substâncias que podem desencadear esta inflamação, incluem-se as seguintes:

– ácaros;

– pulgas;

– tecidos de roupas;

– absorventes;

– acetona;

Publicidade

– produtos de limpeza;

– produtos de cosmética;

– níquel da bijuteria;

– joias;

– tinta usada nas tatuagens de henna;

– fraldas.

Sintomas

Apesar de haver várias substâncias diferentes que podem desencadear este problema, os sintomas são sempre os mesmos.

Publicidade

Assim, em caso de crise de dermatite alérgica, a zona afetada da pele fica vermelha e com muita coceira. Nalgumas situações, pode haver mesmo lugar ao aparecimento de descamação e pequenas bolhas.

Tratamento para dermatite alérgica

Sendo a dermatite alérgica um problema relacionado com a resposta exagerada do organismo, o seu tratamento irá consistir em dois pontos principais: evitar o agente alérgico, e reduzir a resposta imunitária.

Para tratar a inflamação, o médico irá prescrever normalmente um medicamento anti-histamínico e anti-inflamatório. Pode também indicar o uso de um creme hidratante.

Publicidade

É importante também lavar muito bem a área afetada com água fria, ajudando a aliviar a coceira e a limpar quaisquer vestígios do agente responsável pela alergia.

Se seguir integralmente as indicações do médico, conseguirá tratar a condição. Para prevenir novas crises, o paciente terá apenas de evitar o contato com a substância responsável.

Tratamento caseiro para dermatite alérgica

Existem alguns tratamentos caseiros que pode fazer em casa para complementar o tratamento proposto pelo médico. A loção de hamamélis é um ótimo remédio caseiro, que irá ajudar a aliviar a coceira.

Ingredientes:

– óleo essencial de alfazema (20 gotas);

– óleo essencial de hortelã (20 gotas);

– extrato de hamamélis (30 ml).

Como preparar:

Num recipiente de vidro misture muito bem todos os ingredientes. De seguida, molhe um pedaço de algodão ou uma compressa de gaze com a mistura, e aplique na região afetada sempre que sentir coceira. Depois de aplicado, não deve enxaguar, de modo a prolongar o efeito deste tratamento.

Fotos da dermatite alérgica

Saiba mais sobre:
Autor
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade

Dermatite Alérgica