A dermatite de contato irritante é uma reação provocada pelo contato físico com substâncias irritativas, que causam danos na pele.
Esta reação ocorre essencialmente com substâncias corrosivas muito alcalinas ou muito ácidas, que irão alterar o pH da superfície da pele e provocar a sua inflamação.
Conheça de seguida as causas, sintomas e o tratamento adequado para a dermatite de contato irritante.
Causas da dermatite de contato irritante
Sendo a dermatite de contato irritante um problema causado pelo contato físico com substâncias irritativas, as causas estarão associadas a produtos químicos ou substâncias que afetem o pH da pele.
Entre as causas mais comuns da dermatite de contato irritante incluem-se:
- álcool;
- cremes;
- detergentes da louça;
- desinfetantes;
- produtos de limpeza de casa;
- solvente;
- pomadas;
- pesticidas;
- gasolina e diesel;
- cola;
- poeiras.
Há ainda outras causas, de natureza ambiental, que podem desencadear uma crise de dermatite de contato irritante. Temperaturas muito extremas, transpiração e humidade, são alguns exemplos.
Sintomas de dermatite de contato irritante
Os sintomas da dermatite de contato irritante surgem imediatamente após o contato físico com a substância, causando inflamação, vermelhidão e coceira. Nalguns casos a pele pode ressecar, formando-se pequenas fissuras e descamação.
Podem também surgir pequenas bolinhas na região afetada. Na maioria dos casos, a inflamação não é muito intensa, mas caso a substância responsável seja muito corrosiva, os danos podem ser mais profundos e prolongados.
Se evitar qualquer novo contato com a substância causadora, a reação deixa de ocorrer, e os sintomas acabam por desaparecer. Contudo, caso continue a contatar frequentemente com a substância, pode formar-se uma inflamação crônica.
Tratamento para dermatite de contato irritante
O tratamento para a dermatite de contato irritante é simples. Basta evitar o contato com a substância responsável e lavar a área afetada com um pouco de sabonete líquido neutro e muita água fria.
Para os casos mais graves, o médico pode prescrever cremes com corticoides ou anti-inflamatórios.
Fotos
Já ouviu falar da Dermatite de Contato e Irritativa na Vagina?
Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541
A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:
- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.
- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.
- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .
Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.