Dermatite de Contato Irritante

Fotos de dermatite de contato irritanteA dermatite de contato irritante é uma reação provocada pelo contato físico com substâncias irritativas, que causam danos na pele.

Continua depois da Publicidade

Esta reação ocorre essencialmente com substâncias corrosivas muito alcalinas ou muito ácidas, que irão alterar o pH da superfície da pele e provocar a sua inflamação.

Conheça de seguida as causas, sintomas e o tratamento adequado para a dermatite de contato irritante.

Causas da dermatite de contato irritante

Sendo a dermatite de contato irritante um problema causado pelo contato físico com substâncias irritativas, as causas estarão associadas a produtos químicos ou substâncias que afetem o pH da pele.

Entre as causas mais comuns da dermatite de contato irritante incluem-se:

  • álcool;
  • cremes;
  • detergentes da louça;
  • desinfetantes;
  • produtos de limpeza de casa;
  • solvente;
  • pomadas;
  • pesticidas;
  • gasolina e diesel;
  • cola;
  • poeiras.

Há ainda outras causas, de natureza ambiental, que podem desencadear uma crise de dermatite de contato irritante. Temperaturas muito extremas, transpiração e humidade, são alguns exemplos.

Sintomas de dermatite de contato irritante

Os sintomas da dermatite de contato irritante surgem imediatamente após o contato físico com a substância, causando inflamação, vermelhidão e coceira. Nalguns casos a pele pode ressecar, formando-se pequenas fissuras e descamação.

Podem também surgir pequenas bolinhas na região afetada. Na maioria dos casos, a inflamação não é muito intensa, mas caso a substância responsável seja muito corrosiva, os danos podem ser mais profundos e prolongados.

Se evitar qualquer novo contato com a substância causadora, a reação deixa de ocorrer, e os sintomas acabam por desaparecer. Contudo, caso continue a contatar frequentemente com a substância, pode formar-se uma inflamação crônica.

Tratamento para dermatite de contato irritante

O tratamento para a dermatite de contato irritante é simples. Basta evitar o contato com a substância responsável e lavar a área afetada com um pouco de sabonete líquido neutro e muita água fria.

Para os casos mais graves, o médico pode prescrever cremes com corticoides ou anti-inflamatórios.

Fotos

Fotos de dermatite de contato irritante

Já ouviu falar da Dermatite de Contato e Irritativa na Vagina?

Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
    Última atualização da página em 12/08/19