-->Dermatite de Contato Irritante - Sintomas, Causas e Tratamento

Dermatite de Contato Irritante

Publicado em 14/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Fotos de dermatite de contato irritanteA dermatite de contato irritante é uma reação provocada pelo contato físico com substâncias irritativas, que causam danos na pele.

Esta reação ocorre essencialmente com substâncias corrosivas muito alcalinas ou muito ácidas, que irão alterar o pH da superfície da pele e provocar a sua inflamação.

Conheça de seguida as causas, sintomas e o tratamento adequado para a dermatite de contato irritante.

Causas da dermatite de contato irritante

Sendo a dermatite de contato irritante um problema causado pelo contato físico com substâncias irritativas, as causas estarão associadas a produtos químicos ou substâncias que afetem o pH da pele.

Entre as causas mais comuns da dermatite de contato irritante incluem-se:

  • álcool;
  • cremes;
  • detergentes da louça;
  • desinfetantes;
  • produtos de limpeza de casa;
  • solvente;
  • pomadas;
  • pesticidas;
  • gasolina e diesel;
  • cola;
  • poeiras.

Há ainda outras causas, de natureza ambiental, que podem desencadear uma crise de dermatite de contato irritante. Temperaturas muito extremas, transpiração e humidade, são alguns exemplos.

Sintomas de dermatite de contato irritante

Os sintomas da dermatite de contato irritante surgem imediatamente após o contato físico com a substância, causando inflamação, vermelhidão e coceira. Nalguns casos a pele pode ressecar, formando-se pequenas fissuras e descamação.

Podem também surgir pequenas bolinhas na região afetada. Na maioria dos casos, a inflamação não é muito intensa, mas caso a substância responsável seja muito corrosiva, os danos podem ser mais profundos e prolongados.

Se evitar qualquer novo contato com a substância causadora, a reação deixa de ocorrer, e os sintomas acabam por desaparecer. Contudo, caso continue a contatar frequentemente com a substância, pode formar-se uma inflamação crônica.

Tratamento para dermatite de contato irritante

O tratamento para a dermatite de contato irritante é simples. Basta evitar o contato com a substância responsável e lavar a área afetada com um pouco de sabonete líquido neutro e muita água fria.

Para os casos mais graves, o médico pode prescrever cremes com corticoides ou anti-inflamatórios.

Fotos

Fotos de dermatite de contato irritante

Já ouviu falar da Dermatite de Contato e Irritativa na Vagina?

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook