Dermatite de Contato

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A dermatite de contato é uma reacção exagerada da pele (irritação da pele – cara, mãos, pés…) que se pode verificar quando esta contacta com alguma substância que a irrita. Esta irritação afecta com mais frequência a cara, as mãos ou os pés.

Dermatite de contato alérgica nas mãos

Também poderá surgir nas zonas em que a pele “dobra”, como na área entre as pernas (virilhas). No entanto, ela poderá surgir em qualquer parte do corpo cuja pele tenha tocado na substância irritante. As pessoas com alergias têm muitas vezes dermatite de contato.

Causas

Sprays, tintas para o cabelo, vestuário, jóias, correias de relógio, sabonetes, perfumes, loções bronzeadoras e maquilhagem podem causar dermatite de contato. Medicamentos, produtos de limpeza ou luvas de látex podem constituir outras causas subjacentes à irritação da pele.

A sua pele pode sofrer esta afecção se contactar com certas plantas, tais como a hera venenosa (Toxicodendron radicans), carvalho venenoso ou sumagre venenoso.

Dermetite de contato após contacto com erva venenosa (Toxicodendron radicans o Rhus toxicodendron)

Sinais e sintomas

Pode sentir comichão, ardor ou dor na pele. Esta pode ainda apresentar escamas, secura, vermelhidão, fissuras ou pequenos nódulos vermelhos.

Diagnóstico

Patch test no diagnóstico de dermatites de contato

Uma cuidadosa história clínica com pesquisa de contato da pele com determinadas substâncias. Utilização de testes médicos de estimulação cutânea, como o teste de alergia cutâneo Patch Teste, ou teste de contato. O médico poder-lhe-á sugerir que faça um teste de alergia para descobrir a causa da dermatite de contato. A verificação de que o afastamento de determinadas substâncias melhora a dermatite.

Cuidados a ter

– Saber quais os medicamentos (se) indicados. Tome sempre os seus medicamentos seguindo escrupulosamente as instruções do médico. Se achar que não estão a ajudar, contacte o seu médico. Não deixe de os tomar a menos que o médico lhe dê indicações em contrário.

– Mantenha uma lista dos medicamentos que está a tomar, incluindo a indicação de quando os deve tomar. Leve a sua lista de medicamentos ou as embalagens dos comprimidos sempre que for ao médico. Informe-se da razão pela qual está a tomar cada um dos medicamentos. Peça ao seu médico mais informações sobre os mesmos.

– Se estiver a tomar antibióticos, tome-os até ao fim, mesmo que já se esteja a sentir melhor. Utilize apenas os medicamentos que o seu médico lhe tiver receitado. Não utilize outros produtos que possam irritar a pele. Se estiver a tomar medicamentos que provoquem sonolência, não conduza nem manuseie equipamento pesado/perigoso.

– Mantenha as zonas irritadas da pele afastadas da água quente, sabão, luz do sol ou substâncias químicas. Também deverá manter a sua pele afastada de tudo aquilo que contenha ácidos ou que possa irritar a pele. Calce umas luvas se necessitar de tocar na substância que pode estar na origem da dermatite de contato. Deite as luvas fora se elas se rasgarem.

– Tome banho com água morna. Seque cuidadosamente a pele, sem a esfregar, depois de tomar banho. Se tiver uma afecção cutânea nas mãos, peça a uma outra pessoa que lave a louça ou utilize a máquina de lavar louça, se possuir uma. Mergulhe um pano limpo em água fria, torça-o ligeiramente e coloque-o na zona afectada.

Deixe o pano sobre a pele durante 10 a 20 minutos. Repita esta operação três vezes por dia. Adicionar amido de milho ou bicarbonato de sódio à água do banho ajuda a aliviar a pele e a afecção cutânea a cicatrizar mais depressa. Banhos de água fria também podem ajudar a aliviar a pele.

Riscos e Complicações

O principal risco é o da infecção das zonas afectadas.

Tratamento

É importante que descubra o produto ou produtos que causam o problema e que se evite o contacto com eles. Poderá tomar medicamentos para tratar o prurido, a vermelhidão e o inchaço. Compressas molhadas em água fria também podem ajudar a aliviar a pele, mas é possível que a irritação cutânea volte a manifestar-se se a pele voltar a tocar na mesma substância. Confire abaixo alguns tratamentos disponíveis. No final da matéria tem o link para uma matéria sobre tratamentos caseiros, não se esqueça de conferir.

Pomadas para dermatite de contato

Terra-Cortril® é uma pomada indicada para infecções cutâneas, dermatites atópicas, dermatites de contato e pruridos.

Remédios e medicamentos

O medicamento Elidel ® é indicado no tratamento da dermatite de contato e dermatite atópica a partir dos 3 meses de idade.

Fotos de dermatite de contato

Pés

Orelha

Rosto

Continuação » 10 Remédios Caseiros para Dermatite de Contato