-->Descoberta a fonte da juventude - Educar Saúde

Descoberta a fonte da juventude

Publicado em 07/06/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Descoberta a fonte da juventude

Esquecer a idade e manter-se jovem para sempre, especialmente no que se refere a saúde física e estética é o que a grande maioria das pessoas deseja. Não ter os famosos pés-de-galinha e as “gordurinhas” indesejadas; sem problemas de pressão alta ou baixa, não se preocupar com o colesterol… tudo isso aliado a vida sociável, as oportunidades de lazer e a possibilidade de ainda sonhar, não é tão utópico quanto parece, principalmente quando nos referimos às novas opções sociais, de lazer e cultura que as pessoas da 3ª idade possuem atualmente. Porém, ir contra a natureza só mesmo na base do bisturi e das dietas.

Com a chegada da velhice, corre-se o risco de entrar em uma “bola de neve”: a pessoa torna-se menos ágil, perde algumas capacidade (ouve mal, não tem mais controle urinário, possui lapsos de memória), fica deprimida por achar que depende dos outros e, em vez de reagir, encolhe-se em casa esperando a vida acabar.

Felizmente este quadro esta mudando. Sem qualquer preconceito ao encarar a chamada “melhor idade”, muitos idosos surpreedem e procuram estar ativos, participar de grupos da “Melhor Idade”, caminhar, praticar esporte e o mais importante, mantêm a auto-estima e o humor em alta.

Não adianta ficar reclamando das doenças típicas desta idade, o mais importante é aproveitar as oportunidades e participar de programas e projetos desenvolvidos pelo governo, como as campanhas anuais contra a gripe e a pneumonia.

Se os idosos tiverem todas as oportunidades de lazer, esporte e cultura, além do respeito que merecem, teremos uma sociedade muito mais produtiva e sem tantas desigualdades e injustiças. Como diz o ditado: “Quanto mais velho, melhor o vinho”.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.