Descongestionante nasal caseiro

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

É frequente que muitas pessoas nos dias de hoje se queixem de problemas que estão relacionados com a congestão nasal. Em primeiro lugar, existem algumas patologias que se caraterizam precisamente por provocar algum congestionamento nasal.

As próprias constipações ou gripes caraterizam-se grandemente por provocarem este tipo de congestionamento, que é bastante incomodativo e pode mesmo chegar a ser limitativo em algumas ações que temos que tomar na nossa vida no dia-a-dia.

As constipações e gripes são casos pontuais e aparecem periodicamente, por isso não deverá ser isto o suficiente para tão grande preocupação. O grande problema é que existem doenças crónicas e alergias que podem fazer com que estejamos frequentemente com congestionamento nasal. Falamos por exemplo de rinites crónicas ou de alergias ao pó e aos pólenes, que provocam uma constante sensação de congestionamento nasal.

Têm surgido algumas técnicas e substâncias que prometem conseguir remover ou atenuar o congestionamento nasal de que as pessoas geralmente sofrem. No entanto, é relevante mencionar que algumas destas técnicas não têm um efeito muito significativo, e algumas delas podem até ser prejudiciais. Felizmente existem soluções naturais com resultados bastante satisfatórios.

Descongestionante nasal caseiro

A buchinha-do-norte, assim tradicionalmente conhecida, ou cabacinha, é uma substância que possui um poder forte e significativo no congestionamento nasal. O truque é fazer o seguinte:

• Cortar em quatro pedaços uma cabacinha;
• Colocar um pedaço num copo de molho em água durante uma noite;
• Retirar de seguida este pedaço da água, e utilizar os excedentes de água para usar como uma espécie de soro;
• Deitar uma gota em cada narina deste soro.

Este processo permite-nos um processo natural para evitar o congestionamento nasal, e no fundo o que estamos a fazer é criar um novo soro feito de forma totalmente natural e sem recorrer a qualquer tipo de fabrico sintético.