-->Desenvolvimento do Bebê - 11 Semanas de Gestação - Educar Saúde

Desenvolvimento do Bebê – 11 Semanas de Gestação

Publicado em 22/08/2014. Revisado por Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093) a 16 dezembro 2018

Com 11 semanas de gestação, a gravidez tem pouco mais de 2 meses.

Nesta fase, apesar de ser ainda bastante pequeno, o bebê pode já ser visto numa ultrassonografia, podendo até serem identificados com a ajuda do técnico ou médico, os braços, pernas, cabeça e nariz do bebê.

Esta fase é marcada pelo desenvolvimento rápido do embrião, que continua em etapas diárias de definição do seu corpo.

Conheça aqui as várias características do desenvolvimento de um bebê com 11 semanas de gestação, e confira ainda as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 11 semanas de gestação

Quando o bebê atinge as 11 semanas de gestação, o seu tamanho é ainda muito pequeno. Medido das nádegas à cabeça, o bebê tem ainda apenas 5 cm de comprimento.

Nesta fase do seu desenvolvimento, o bebê não tem ainda o rosto totalmente definido. Contudo, os olhos já se encontram próximos da sua posição ideal, e têm nesta altura o cristalino e um primeiro esboço da retina.

Contudo, como o nervo ótico ainda não está devidamente formado, mesmo que o bebê abra as pálpebras, ele não conseguirá enxergar nada, nem sequer a luz.

Quanto à sua boca, apesar de ela já fazer o movimento de abrir e fechar, provavelmente ainda não conseguirá distinguir sabores. Quanto às orelhas, elas estão já próximas da sua posição correta.

Contudo, o bebê ainda não consegue ouvir nada, visto as ligações do ouvido interno ao cérebro não estarem ainda completas. Nesta fase, é já possível distinguir com alguma facilidade os olhos, nariz, orelhas e boca num exame de ultrassonografia.

Outra das características do desenvolvimento de um feto com 11 semanas é a passagem dos intestinos do cordão umbilical para a cavidade abdominal do bebê.

Por esta altura o cordão umbilical está já totalmente formado, fazendo a passagem do sangue da placenta para o bebê e vice-versa.

Nesta altura da gestação, o bebê continua a movimentar-se bastante, experimentando novas posições. No entanto, nesta fase é ainda muito cedo para a mãe sentir o bebê mexer, visto ele ser ainda muito pequeno.

Apenas por volta das 18 semanas é que as grávidas começam a sentir os bebês a mexer. Contudo, é importante referir que cada bebê tem o seu ritmo de desenvolvimento, e como tal, não existem datas certas para alcançar determinadas etapas.

Alterações na gestante com 11 semanas de gravidez

Com 11 semanas de gestação, é normal a barriga da grávida começar a notar-se mais.

Com o crescimento do bebê, e sobretudo, com o útero a expandir-se e a transpor os ossos do quadril, a barriga fica um pouco mais saliente. No entanto, a barriga, mesmo que saliente, é ainda muito pequena e sem grande peso adicional.

Como tal, a grávida pode ainda ter uma vida muito ativa, recomendando-se assim que a grávida faça exercício físico regular, adequado à gravidez, e que aproveite para preparar e organizar tudo o que for necessário para o nascimento do bebê.

Quanto aos enjoos, apesar de serem ainda normais nesta fase, podem começar a aliviar. Na maioria das mulheres os enjoos acabarão por diminuir e desaparecer com o tempo.

Às 11 semanas de gestação é habitual a grávida fazer o primeiro ultrassom obrigatório.

Neste exame o médico irá conseguir retirar informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê. O tamanho do bebê, a data provável do parto, a quantidade de embriões (se é uma gravidez individual ou de gémeos), etc.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093)

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

Dra Camille mudou se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.