Desenvolvimento do Bebê – 12 Semanas de Gestação

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Quando o bebê atinge as 12 semanas de gestação, o seu corpo começa a ficar um pouco mais definido. O rosto começa a mudar-se, aproximando-se mais do aspeto que terá no final.

É uma fase da gestação em que ocorre a rápida maturação de tecidos e órgãos já formados. Confira em baixo o desenvolvimento do bebê às 12 semanas de gestação, e ainda, as alterações sofridas pela gestante nesta fase da gravidez.

Desenvolvimento do feto com 12 semanas de gestação

Quando o feto chega às 12 semanas de gestação, tem já aproximadamente 28 g de peso e 8 cm de comprimento.

Nesta altura começam a desenvolver-se os braços, pernas, mãos e pés, começando a definir-se os dedos e a crescer as unhas. Também é por esta altura que o cabelo começa a crescer.

No sistema digestivo, o intestino começa a entrar na cavidade abdominal do feto, posicionando-se onde ficará definitivamente. Quanto aos órgãos sexuais, começam agora a desenvolver-se.

Nesta fase da gestação, o bebê tem já alguns reflexos, que incluem o sugar, e ainda, uma reação, por vezes impercetível, quando a mãe encosta a barriga em algo.

Alterações na grávida com 12 semanas de gravidez

Quando o feto tem já 12 semanas, as alterações no corpo da gestante começam a ser mais notórias.

O crescimento da barriga começa a ser evidente, os seios aumentam de tamanho, e as veias superficiais ficam salientes. Os enjoos, tão habituais nos primeiros três meses, começam a ser mais ocasionais, com tendência a desaparecer.

A sonolência e a fadiga constante também é agora menor, mas no sentido oposto, surgem agora com frequência tonturas e dores de cabeça.

Com o crescimento acelerado do bebê, também a alimentação é agora reforçada, sendo normal algum ganho de peso. Este aumento de peso é normal, desde que não se torne excessivo.

O obstetra irá monitorizar esse peso, de modo a ser controlado. Um aumento de peso excessivo traz maiores riscos para si e para o bebê.

O ganho de peso recomendado pode variar de grávida para grávida, dependendo do peso que tenha antes da gravidez. Contudo, nas primeiras 12 semanas, é normal um aumento de 2 kg.