Desenvolvimento do Bebê – 14 Semanas de Gestação

Revisado por Equipe Editorial a 1 outubro 2018

A entrada nas 14 semanas de gestação marca o final do primeiro trimestre de gravidez.

Este é um momento muito importante da gravidez, pois o bebê já se encontra com um maior nível de maturidade e a partir desta altura, o risco de abordo espontâneo é bastante reduzido.

Assim, a maioria das mulheres vê a chegada das 14 semanas de gravidez como algo muito positivo e ansiado. A partir deste momento já podem começar a preparar a chegada do bebê.

Como é o desenvolvimento do bebê às 14 semanas de gestação

A média de crescimento do bebê às14 semanas de gestação é de 5 centímetros e cerca de 14 gramas.

Pode parecer pouco, mas já é um crescimento significativo e a partir daqui o bebê vai crescer muito mais.

O bebê com 14 semanas já tem a cabeça e rosto desenvolvido, mas o corpo ainda é muito pequeno. É nesta fase da gravidez que o seu corpo começa a crescer de dia para dia.

Na verdade, o seu rosto já está completamente desenvolvido, conseguindo franzir os olhos, a testa e até fazer caretas, ainda que muitos desses movimentos ainda sejam involuntários. Só daqui a algumas semanas é que o bebê terá o controlo total dos movimentos do rosto.

Através de um exame de ultrassom já é possível identificar o sexo do bebê e é também neste momento da gravidez que se faz um exame mais cuidadoso e completo conhecido por translucência nucal. Este exame tem como objetivo verificar o nível de desenvolvimento da cabeça do bebê e permite identificar possíveis problemas que podem afetar a saúde do bebê como o Síndrome de Down.

Sempre que o médico desconfiar de algum problema, quando a mãe tem mais de 35 anos, ou sempre que existirem familiares próximos com problemas de saúde relacionados com síndrome de Down, é feito outro exame mais pormenorizado nas semanas seguintes (entre a 15ª e 18ª semana de gestação).

Apesar do corpo do bebê ainda ser pequeno, nesta fase ele já se movimenta na barriga da mãe. No entanto, há muitas mulheres que ainda não sentem o bebê às 14 semanas.

As unhas vão começar a crescer neste momento e alguns bebês já têm uma camada fina de cabelo, sobrancelhas e alguns pelos no corpo. As suas impressões digitais também já estão totalmente definidas.

O desenvolvimento da placenta também é muito importante nas 14 semanas de gestação, pois é assim que o bebê recebe o alimento e oxigênio de que necessita para continuar a desenvolver-se de forma saudável.

O que acontece no corpo da mulher às 14 semanas de gestação

Quando a mulher chega às 14 semanas de gestação vai notar algumas alterações no seu corpo, pois é nesta fase que a barriga começa a notar-se. Por vezes, também surge uma linha escura na barriga, que se prolonga até ao umbigo.

Tendencialmente o peito cresce mais nesta fase e é necessário usar roupa interior adaptada à gravidez.

Os enjoos matinais, por norma, deixam de se sentir a partir deste momento, pois as hormonas já estão a estabilizar.

As mudanças bruscas de humor também acalmam e assim a mulher sente-se melhor.

Como a gravidez exige bastante do corpo da mulher é aconselhado a prática de algum exercício físico que fortaleça a forma da mulher. Se possível, esta atividade física deve ser acompanhada por um profissional da área.

Caso a mulher já pratique algum desporto antes da gravidez deve continuar com o mesmo, tendo em mente que deve manter sempre um ritmo moderado.

Por outro lado, se a mulher não tem hábitos desportivo, isso não significa que deve continuar sedentária. Atividades leves como a natação, pilates ou caminhadas podem ser importantes nesta fase.