Desenvolvimento do Bebê – 17 Semanas de Gestação

Ao atingir as 17 semanas de gestação, a gravidez tem já 4 meses. Nesta fase do desenvolvimento do bebê aparecem os primeiros sonhos e o feto começa a acumular gordura, fundamental para o corpo conseguir manter a sua temperatura corporal.

Nesta altura o bebê tem já um tamanho superior ao da placenta, continuando a crescer a um ritmo alto.

Conheça aqui as várias características do desenvolvimento de um feto com 17 semanas de gestação, e confira ainda as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 17 semanas de gestação

Às 17 semanas de gestação o bebê tem já aproximadamente 100 g de peso e cerca de 11,6 cm de comprimento, medidos das nádegas à cabeça.

O corpo do bebê encontra-se nesta altura coberta por uma penugem (lanugo) suave e aveludado, sendo a pele ainda muito frágil e fina.

Quanto à sua constituição óssea, nesta fase o cálcio começa a ser depositado, fortalecendo os ossos.

Também por esta altura as estruturas que darão origem aos primeiros dentes começam a surgir no osso maxilar.

Ao atingir as 17 semanas de gestação, o sistema respiratório já está com o seu desenvolvimento adiantado, estando a traqueia, brônquios e bronquíolos formados. Contudo, os alvéolos que compõem os pulmões ainda não estão formados.

Nesta fase o bebê mexe-se muito, e a mãe pode já começar a sentir os primeiros movimentos. Contudo, na maioria das mulheres que estão grávidas pela primeira vez, apenas algumas semanas mais tarde começam a sentir o bebê a mexer-se.

Alterações na gestante com 17 semanas de gravidez

Nesta fase da gravidez, a mulher começa a ter uma maior quantidade de progesterona no organismo, causando ondas de calor e azia.

Às 17 semanas de gestação, a mulher começará a engordar entre 500g e 1kg por semana. No entanto, é importante lembrar que a grávida tem um peso ideal que deve engordar.

O peso excessivo terá consequências negativas para a saúde da mãe e do bebê, e como tal, é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável, que permita nutrir devidamente o seu corpo e o corpo do seu bebê, ao mesmo tempo que permita controlar o aumento de peso.

Por essa razão, mas também como forma de manter os seus músculos ativos, deve fazer exercício físico regular, adequado à sua condição de grávida. Os exercícios mais apropriados são a caminhada, hidroginástica, Pilates, alongamentos, etc.