-->Desenvolvimento do Bebê - 18 Semanas de Gestação - Educar Saúde

Desenvolvimento do Bebê – 18 Semanas de Gestação

Publicado em 28/08/2014. Revisado por Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093) a 16 dezembro 2018

Chegadas as 18 semanas de gestação, o desenvolvimento do bebê já é perceptível. É nesta fase da gravidez que a mulher começa a sentir o bebê e começa a desfrutar mais desta etapa tão importante da sua vida.

A mãe começa a sentir os primeiros pontapés e as alterações de posição do bebê, movimentos que ajudam a tranquilizar. Habitualmente, nesta fase já se consegue determinar o sexo do bebê, através da realização de um exame ultrassom.

Como é o bebê às 18 semanas de gestação

Nesta fase da gravidez, o bebê já pesa, em média 140 gramas, e tem cerca de 13 centímetros de comprimento.

Apesar de ainda ser pequeno, já começa a mexer-se bem e a mulher grávida sente os pontapés do bebê, ainda que numa fase inicial sejam muito leves e possam ser confundidos com o normal funcionamento do sistema digestivo da mulher.

Ao nível de desenvolvimento do bebê às 18 semanas de gestão, podem-se destacar alguns acontecimentos importante.

O surgimento da capacidade de audição do bebê é um deles. É a partir deste momento que o bebê começa a ter a percepção dos sons, sendo que numa fase inicial consegue ouvir as batidas cardíacas da mãe e a normal passagem do sangue pelo cordão umbilical. Algumas semanas depois, o cérebro do bebê desenvolve-se um pouco mais e a sua capacidade auditiva aumenta, sendo possível ouvir sons exteriores, como a voz da mãe e do pai.

Os seus olhos também estão mais desenvolvidos e já abrem e são sensíveis à luz, ou seja, o bebê começa a regular a sua atividade de acordo com o ritmo da mãe, estando mais ativo de dia e mais calmo de noite.

O crescimento normal do bebê faz com que ele comece a acumular gordura na ponta dos dedos das mãos e dos pés, o que vai permitir o desenvolvimento das impressões digitais.

O corpo do bebê está a desenvolver-se constantemente e o tórax começa a simular os movimentos da respiração, apesar de ainda não ser utilizado para essa função.

O intestino grosso também se desenvolve, sendo que o bebê forma, nesta fase da gestação, as primeiras fezes, denominadas de mecônio.

Em relação aos órgãos sexuais do bebê, por norma este é o momento em que se sabe se é menino ou menina, através de um exame de ultrassom.

O que acontece à mulher às 18 semanas de gestação

À medida que o bebê se desenvolve, é normal que a mulher grávida sinta algumas alterações no seu corpo.

Quando são atingidas as 18 semanas de gravidez a mulher deixa de sentir os enjoos matinais e o mau humor tão característico do primeiro trimestre de gravidez. Ainda assim há outros sintomas que podem surgir, nomeadamente:

  • Irritação no corpo que provoca comichão e vermelhidão generalizado
  • Borbulhas e manchas na pele, especialmente no rosto
  • Tonturas devido a reduções repentinas no nível de açúcar no sangue e devido à compressão das veias provocadas pelo normal desenvolvimento do bebê
  • Corrimento esbranquiçado e constante que vai prolongar-se até ao momento do parto. Caso o corrimento seja acompanhado de odor, irritação local ou se a sua cor for amarelada, a mulher deve consultar o seu médico obstetra.

Apesar destes sintomas poderem surgir, esta fase da gravidez é bastante calma e é o momento ideal para a mulher planear alguns pormenores da vida do bebê, como o quarto, o enxoval e a escolha da maternidade.

Às 18 semanas de gestação o risco de aborto é bastante reduzido e a mulher sente-se bem, ao mesmo tempo que ainda tem a barriga pequena e não se cansa muito.

O ultrassom é um exame que é feito nesta fase, por forma a determinar o sexo do bebê e avaliar o seu nível de desenvolvimento.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093)

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

Dra Camille mudou se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.