-->Desenvolvimento do Bebê - 29 Semanas de Gestação - Educar Saúde

Desenvolvimento do Bebê – 29 Semanas de Gestação

Publicado em 03/09/2014. Revisado por Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093) a 16 dezembro 2018

Às 29 semanas de gestação o bebê geralmente muda de posicionamento, preparando-se para o parto. Esta alteração de posicionamento significa colocar-se de cabeça para baixo, posição em que o bebê deve nascer.

Como é o bebê às 29 semanas de gestação

Nesta fase de gravidez, o feto já pesa cerca aproximadamente 900 gramas e pode medir cerca de 40 centímetros. O desenvolvimento do bebê às 29 semanas já está avançado, o que se traduz também no aumento da sua atividade.

É comum que o bebê mude constantemente de posição e que comece a brincar com o cordão umbilical. Toda esta atividade no anterior da barriga da mãe contribui aumentar a tranquilidade, já que é uma evidência de que tudo está a correr como suposto.

Contudo, algumas mães não conseguem deixar de ficar incomodadas com tamanha agitação. Principalmente durante a noite, a atividade do bebê pode representar um incómodo, não permitindo que a mãe descanse convenientemente.

A nível do corpo, o desenvolvimento do bebê continua a bom ritmo. Os órgãos estão a desenvolver-se e a multiplicação celular ocorre de forma acentuada. Também os sentidos estão a atingir outro nível.

O cérebro ganha novas funcionalidades, como a capacidade de exercer controlo sobre a respiração e de manter a temperatura do corpo após o parto.

A pele do bebê também continua a mudar, estando agora mais lisa e com uma cor avermelhada. O esqueleto está a tornar-se mais sólido e preparado para enfrentar o mundo exterior.

Para os meninos, esta é a semana que marca a descida dos seus testículos desde a zona dos rins até à virilha. Um pouco mais tarde irão posicionar-se no saco escrotal.

As meninas também vão sofrer alterações, com o seu clitóris a ficar mais saliente. De notar que a cobertura do clitóris pelos lábios vaginais apenas acontecerá na etapa final da gestação.

O que acontece à mulher às 29 semanas de gestação

Quando a mulher chega às 29 semanas de gestação, pode sentir diversos sintomas físicos, dos quais os mais comuns são:

  • Inchaço das mãos e dos pés, que podem resultar em varizes e em dores. Isto acontece porque a circulação sanguínea pode ser afetada durante a gravidez;
  • Aumento da secreção vaginal;
  • Surgimento do primeiro leite materno, que se apresenta com uma tonalidade amarelada;
  • Aumento da frequência urinária, que acontece devido ao aumento da pressão do útero sobre a bexiga;
  • Surgimento das primeiras contrações, chamadas contrações de Braxton-Hicks, que ser como preparação do útero para o nascimento.

Como Reduzir o Impacto Destes Sintomas

Para reduzir o incómodo causado por estes sintomas, a mulher pode adotar diversas medidas bastante simples. Por exemplo, para evitar o inchaço dos pés, a mulher pode optar por usar umas boas meias elásticas. Manter as pernas numa posição mais elevada e escolher um calçado confortável são outras medidas úteis para melhorar a circulação sanguínea nesta zona do corpo.

Se a frequência urinária aumentar de forma evidente, a mulher deve consultar o seu médico obstetra, para garantir que não existe qualquer evidência de infeção urinária.

O aumento de peso é perfeitamente normal nesta etapa da gravidez. Um ganho de 500 gramas por semana é considerado normal, contudo quando este valor é ultrapassado de forma notória, pode ser importante procurar aconselhamento especializado, no sentido de travar o aumento de peso em excesso.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093)

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

Dra Camille mudou se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.