-->Desenvolvimento do Bebê - 34 Semanas de Gestação - Educar Saúde

Desenvolvimento do Bebê – 34 Semanas de Gestação

Publicado em 30/08/2014. Revisado por Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093) a 16 dezembro 2018

Quando a mulher chega às 34 semanas de gestação, ou seja, aos 8 meses de gravidez, o bebê já está bastante desenvolvido e quase pronto para nascer.

Por vezes, alguns bebês querem nascer mais cedo e a partir da 34ª semana de gestação as probabilidades do bebê nascer sem qualquer tipo de problemas é bastante elevada.

Como é o bebê às 34 semanas de gestação

Às 34 semanas de gravidez o acompanhamento médico da mulher é feito com bastante frequência, por forma a assegurar que o bebê está totalmente desenvolvido e preparado para nascer.

Por esta altura, os pais já conhecem um pouco o seu bebê, principalmente devido às ecografias realizadas através de sistemas de ultrassom. Estes exames também permitem que o médico analise todo o desenvolvimento do bebê.

Por norma, os bebês com 34 semanas de gestação pesam cerca de 1,9 quilos e já medem 43,7 centímetros.

O seu sistema respiratório já está totalmente desenvolvido e se o bebê nascesse nesta fase já seria capaz de respirar por ele próprio, sem necessitar de qualquer auxílio de máquinas.

Já o sistema nervoso central e o sistema imunológico ainda estão em desenvolvimento e essa é a principal razão que leva os bebês que nascem antes dos 9 meses de gestação a ficarem na incubadora, durante alguns dias.

A cor dos olhos do bebê ainda não está totalmente definida. Na verdade, isso só vai acontecer algumas semanas depois do nascimento, após a exposição solar.

A audição do bebê já está bastante desenvolvida, sendo que ele já consegue identificar sons como a voz da mãe. Por esta razão, é importante falar com o bebê, para que quando ele nasça consiga identificar e acalmar-se quando ouve a voz dos pais.

Geralmente, os bebês com 34 semanas de gestação preferem todo o tipo de sons agudos.

Nesta fase de desenvolvimento, os bebês começam a acumular uma camada de gordura que tem como objetivo ajudá-los após o parto. Depois do nascimento, os bebês terão a tendência natural de baixar a temperatura do corpo e é essa gordura extra que vai ajudá-los a manter uma temperatura adequada.

O desenvolvimento dos meninos às 34 semanas de gravidez inclui o posicionamento correto dos seus testículos. Alguns bebês nascem com os testículos já no local certo, enquanto em outros, só por volta de 1 ano de idade é que tal acontece, sem que seja necessária qualquer tipo de intervenção médica.

Neste momento de gestação, as alterações que ocorrem no bebê simbolizam a sua preparação para o momento do parto.

O que acontece à mulher às 34 semanas de gestação

Quando a mulher chega às 34 semanas, é normal que sinta um maior peso na zona da barriga e que se canse com mais facilidade. Desta forma, é importante que faça alguns períodos de descanso durante o dia e que tenha a ajuda de alguém em casa para preparar devidamente a chegada do bebê.

No que diz respeito aos sintomas físicos, a mulher pode sentir dormência nas pernas quando anda. Esta sensação está relacionada com a preparação do seu corpo para o parto, nomeadamente o alargamento das ancas.

Os seios também aumentam bastante de volume. Por vezes, os seios podem até produzir algumas gotas de leite.

Para evitar o aparecimento de estrias é importante hidratar as zonas mais sensíveis com um óleo ou creme específico para o efeito.

A partir das 34 semanas de gravidez, a mulher também pode começar a sentir as chamadas contrações de treino. São pequenas contrações que têm como objetivo preparar o bebê e a mãe para o parto.

De uma forma geral, estas são as alterações mais notórias, que a mulher sente às 34 semanas de gravidez.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato (Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093)

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

Dra Camille mudou se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.