Desenvolvimento do Bebê – 37 Semanas de Gestação

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Ao chegar às 37 semanas de gestação, a gravidez tem já 9 meses, e o bebê pode nascer a qualquer altura.

Nesta fase o seu desenvolvimento está completo e o bebê está preparado para nascer.

Contudo, ele pode permanecer mais algum tempo na barriga da mãe, crescendo e ganhando peso. No entanto, caso isso aconteça, os médicos obstetras não deixam normalmente passar as 41 semanas de gestação, induzindo o parto.

Conheça aqui as características do desenvolvimento de um feto com 37 semanas de gestação, e confira as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 37 semanas de gestação

Ao atingir as 37 semanas de gestação, o bebê tem um peso aproximado de 2,9 kg, e tem cerca de 48 cm, medidos do calcanhar à cabeça.

Nesta altura o seu desenvolvimento está completo, e a sua aparência é idêntica à de um bebê recém-nascido. O próprio comportamento do feto já é muito semelhante ao de um bebê já nascido, dormindo, abrindo os olhos e bocejando quando está acordado.

Os seus órgãos estão todos formados e a funcionar plenamente, e como tal, caso nascesse às 37 semanas, já seria considerado um bebê de termo e não um bebê prematuro.

Nesta fase do desenvolvimento do feto, o bebê já treina a sua respiração, inspirando e expirando líquido amniótico. Como ainda se encontra dentro do útero materno, os nutrientes e o oxigénio continuam a ser recebidos através do cordão umbilical.

Alterações na gestante com 37 semanas de gravidez

Estando tão próximo da data do parto, nesta altura da gravidez é conveniente ter já as malas da mãe e do bebê prontas. Assim, quando chegar a hora de ir para a maternidade, não terá de se preocupar com isso.

Nesta fase, a gestante já não sente grandes diferenças de uma semana para outra. Assim, nesta altura terminal da gravidez, a gestante continua a sofrer muitas dores de costas e dores musculares, ficando muito facilmente cansada.

Além disso, devido à pressão do peso do bebê sobre a bexiga, a grávida tem muitas vezes vontade de urinar.

É recomendado que a grávida se alimente corretamente, de modo a ter força e energia para o dia do parto e para os primeiros dias de vida do bebê. É assim importante que tenha uma dieta equilibrada e saudável, se hidrate convenientemente, e descanse bastante.